Maestro italiano chega a Curitiba para reger Orquestra Sinfônica

O maestro Andrea Di Mele que será o regente do próximo concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná, no domingo (09), às 10h30, no Guairão, já está em Curitiba. As preparações do repertório terão início segunda-feira (03), das 9h às 12h. Estão no programa as obras Carmen – Suítes n.º 1 e Suíte n.º 2, de Georges Bizet, e Sinfonia n.º 9 em Mi Menor – Op. 95 (Novo Mundo), de Antonin Dvorak.

As suítes n.º 1 e n.º 2 são da obra Carmen, a última e a mais famosa ópera de Bizet, cuja trama acontece na região espanhola de Sevilha. O compositor escreveu duas suítes que se encadeiam a partir dos temas da ópera, sendo as árias e as peças de conjunto preenchidas por vários instrumentos em substituição às vozes. Ambas foram transcritas em 1855, por Ernest Guiraud (parceiro de Bizet na elaboração dos recitativos e as falas da ópera Carmen), e só foram encontradas em 1935, quando teve sua estréia, depois da morte de Bizet.

A outra obra a ser apresentada, Sinfonia N.º 9, de Dvorak é baseada em elementos musicais retirados da música americana, durante o período em que o compositor dirigiu o Conservatório Nacional de Música de Nova York, em 1892. Dvorak chamou a obra de ?Novo Mundo?, e sua estréia foi durante um concerto da Sociedade Filarmônica de Nova York, dirigido por Anton Seidl, em dezembro de 1893, com o compositor presente.

Serviço:
Data: 09.12.07 ? domingo
Hora: 10h30
Ingressos: R$ 20,00 (platéia) e R$ 10,00 (1.º e 2.º balcões)

Voltar ao topo