Claudionor Viana Teles Velloso, mais conhecida como Dona Canô, morreu nesta terça-feira aos 105 anos em sua casa na cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, informaram seus familiares.

continua após a publicidade

Dona Canô, nascida no dia 16 de setembro de 1907, teve oito filhos com seu marido José Teles Veloso, falecido em 1983, e dois deles tornaram a família conhecida no mundo todo.

Em parte por Caetano Veloso e Maria Bethânia, sua casa em Santo Amaro da Purificação se transformou em um centro de referência para a música e a poesia e era frequentada tanto por artistas como por políticos.

Sua vida inspirou inclusive um livro, “Canô Velloso, lembranças do saber viver”, escrito pelos historiadores Antônio Guerreiro de Freitas e Arthur Assis Gonçalves da Silva e publicado em 2009.

continua após a publicidade

Há duas semanas, a mãe de Caetano e Bethânia havia sofrido uma isquemia cerebral, permaneceu hospitalizada durante seis dias e recebeu alta na sexta-feira passada.

Segundo a imprensa baiana, Dona Canô passou a noite de Natal junto com todos seus filhos e faleceu durante a manhã de hoje, também na companhia deles.

continua após a publicidade