A paixão pela sonoridade do violão é a marca do mais novo trabalho do instrumentista e compositor curitibano Lydio Roberto, o CD Violada, que tem lançamento em espetáculo agendado para este sábado (13), às 20h30, no Centro Paranaense Feminino de Cultura. As composições reunidas na gravação foram especialmente arranjadas para o violão, com harmonias que privilegiam a intuição e a polifonia, temperadas pelo inusitado. O show também revela a veia regionalista de Lydio Roberto, com muita moda de viola e elementos da maneira brasileira de tocar violão.

Integrante da nova geração da MPB no Paraná, Lydio Roberto iniciou a carreira musical em 1975, aos 14 anos de idade, na Escola de Artes do Colégio Estadual. No ano seguinte, venceu o II Festival da Canção Colegial e intensificou a atuação na música. Foi o criador de bandas como O Beco e Alla Breve, sendo que aos 23 anos já havia composto 130 canções, com classificação em todos os festivais dos quais participou. O músico lançou o primeiro disco LP, Choros e Águas, em 1985. Por meio do Projeto Pixinguinha, em 1986, realizou turnê pelo Brasil, acompanhado de nomes conhecidos, entre eles Maurício Carrilho, João de Aquino e Leny Andrade.

Formado em Educação Artística e Musicoterapia, Lydio Roberto é especialista em Educação Especial e Fundamentos Estéticos para Arte Educação. Diretor da Faculdade de Artes do Paraná, de 1995 a 1999, o músico também é autor do CD Estrelas Guias e de vários livros, junto com Mara Fontoura, dirigidos a crianças e arte-educadores.

Lydio Roberto tem no currículo importantes parceiros musicais, como Tatára, Etel Frota, Fernando Pereira, Mara Fontoura, Cláudio Ribeiro, Hardy Guedes, Gerson Fiesbein, Milton Zauer, Comtrasteduo (Márcio Silva e Glauber Carvalho) e Cris Lemos. No CD Violada, o músico reúne faixas instrumentais e vocais, com novas composições, regravações e obras de outros compositores, entre eles Iso Fischer, Guilherme Rondom e a dupla Nhô Belarmino e Nhá Gabriela.

Serviço
Centro Paranaense Feminino de Cultura
(Rua Visconde do Rio Branco, 1.717 ? telefone: 3232-8123)
Espetáculo de lançamento do CD Violada, de Lydio Roberto
Dia 13.08.05 (sábado), às 20h30
Ingressos a R$ 10,00 e R$ 5,00 (estudantes)