Lumen é destaque entre as rádios

Com a proposta de tocar música de qualidade e ser inovadora, a Rádio Lumen FM 99.5 comemora o sucesso dos poucos meses de atividade, hoje, no Jokers Pub, às 21h. Com suas atividades iniciadas em março de 2005, a rádio já possui ouvintes fiéis e uma programação que varia entre a MPB, rock, lounge, jazz, world music, blues, instrumental, tango, folk e clássicos. Voltada para o público A e B, um dos pontos que tem feito a diferença é a ausência de intervalos comerciais.

Segundo o diretor artístico da Lumen, Cyro Ridal, o ouvinte anda antenado com a Lumen devido a rádio não estar presa a certos tipos de programação, nem aos ?jabás?? oferecidos por gravadoras. ?Curitiba estava carente de uma rádio com qualidade musical, e, acima de tudo, educativa?, diz. Com programas que abordam a diversidade da música brasileira, as diferentes linguagens da música internacional, histórias de grandes nomes da música e música erudita em pleno horário de almoço (12h), a Lumen mantém o alto índice de permanência de ouvintes em sua freqüência.

?E por que não tocar música erudita ao meio dia? Ela me parece extremamente relaxante, ideal para o horário?, questiona Ridal. Às 12h a rádio coloca no ar o programa Menu clássico. Com duração de 60 minutos, de segunda a sexta, o maestro Paulo Torres, regente da Orquestra de Câmara da PUCPR, apresenta o que há de melhor na música erudita do período barroco ao contemporâneo.

Com boa audiência e segmentação variada, os principais picos de audiência ocorrem durante os programas Terra estrangeira e Lounge caffé. Para o diretor de arte é até compreensível pelo horário. O Terra estrangeira toca das 16h as 19h a música popular internacional do passado e a atual, além de rock. O Louge apresenta o que acontece em termos de música eletrônica na definição louge, e as bandas dos anos 50s. A música local ganha espaço com o Pedra lascada. Com apresentação de Amarildo Anzolin, o programa mostra o que há de novo e melhor desde o tradicional até a música eletrônica paranaense. A cada programa, um músico regional é entrevistado, vai ao ar aos domingos, às 19h.

?Nosso objetivo é difundir cultura, abrir um leque de opções para o público e suas cabeças. Por isso a rádio foi segmentada para todos os gêneros possíveis. O resultado tem sido positivo?, conta Ridal. Segundo o diretor de jornalismo da rádio, Marcos Andreoli, a opção pela informação foi feita por meio de interprogramas de 1min30. ?Para 2006 vamos focar na área cultural, de acordo com nossos programas?, afirma. Durante a festa de lançamento no Jockers Pub, hoje, deverão ser anunciadas as alterações para o próximo ano, entre elas uma parceria que transformará a Lumen em uma rádio 24h. Até o momento sua programação encerra às 0h.

Voltar ao topo