Loanda recebe a exposição “Paraná: Caminhos da História e da Arte”

A cidade de Loanda vai receber a partir desta quinta-feira (18) a exposição itinerante ?Paraná: Caminhos da História e da Arte?, organizada pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Junta Comercial do Paraná. A exemplo do projeto ?Mostra Regional de Artes Visuais?, essa exposição itinerante vai atender às 18 Regionais de Cultura do Paraná até 2010. Em Loanda a mostra oferece ao público a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do Estado, por meio de objetos, documentos, fotografias e obras de arte representando a história e a produção artística paranaense. A abertura ocorre às 20 horas na Biblioteca Pública Municipal José de Anchieta. A entrada é franca.

A secretária da Cultura, Vera Mussi, adianta que essa exposição tem cunho didático e busca divulgar, promover e valorizar o patrimônio cultural do Estado. ?Esta nova etapa do projeto leva a outras cidades e novos públicos este conhecimento, possibilitando o acesso à história e ao desenvolvimento cultural deste Estado em que vivemos. Estão sendo disponibilizados objetos, documentos e obras de arte originais a fim de disseminar a produção cultural dos artistas que fizeram a trajetória da arte paranaense, com acervo dos museus da Secretaria, que cedem parte de suas obras para circular pelo interior do Paraná?, explica.

?Paraná: Caminhos da História e da Arte? vai percorrer 18 cidades de regiões diferentes do Estado. Nesta nova fase do projeto o público vai conhecer a história do Paraná dividida da seguinte forma: Ancestralidade: Paraná Pré-História (peças arqueológicas e arte rupestre) e o Paraná Indígena (objetos dos grupos guarani, kaingang e xetá); Migrações: Principais Grupos Colonizadores, Diversidade Étnica na Formação da População Paranaense, Surgimento de Centros Urbanos e Primeiros Artistas e o Ensino da Arte; Viajantes: Registros dos artistas viajantes dos primeiros núcleos urbanos; Migrações; Natureza: Paisagem rica e diversificada, Serra do Mar, Araucária: importante árvore da flora paranaense e a importância da terra roxa nas lavouras do Estado; Cidades; Economia e Sociedade: Ciclos econômicos, a criação da Junta Comercial do Paraná, desenvolvimento dos meios de comunicação, proliferação das plantações monocultoras e instalação das indústrias automotivas e, finalmente, Contextos Regionais: fotos históricas que registram o desenvolvimento das diversas regiões do Estado.

Serviço:
?Paraná: Caminhos da História e da Arte? em Loanda.
Abertura: Dia 18 de outubro, quinta-feira, às 20 horas na Biblioteca Pública Municipal José de Anchieta (Av. Desembargador Munhoz de Mello, 1.219).
Visitação: De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30. Aos sábados das 13h. às 17h. Entrada franca.
Período: De 18 de outubro a 9 de dezembro.

Voltar ao topo