Livros paranaenses entre os melhores de 2012

Os escritores paranaenses Carlos Machado e Paulo Venturelli estão entre os dez lançamentos literários mais importantes de 2012, segundo o Yahoo. Em uma lista que figuram “Barba ensopada de sangue”, de Daniel Galera e “Sagrada família” de Zuenir Ventura, “Poeira fria”, de Machado, e “Visita à baleia”, de Venturelli, demonstram a penetração da literatura paranaense no cenário nacional.

Ambas as obras tratam de assuntos caros aos autores. Enquanto Carlos Machado lida com a decepção e angústia de um presente despedaçado, Paulo Venturelli fala às crianças, colocando em pauta a magia em contraponto à realidade brasileira.

Outros

A coletânea de poemas “Amor é tudo que dissemos que não era”, de Charles Bukowski, organizada e traduzida pelo poeta curitibano Fernando Koproski, também merece ser lembrada. Resultado de quatro anos de trabalho de Koproski, o livro é um apanhado importante da carreira do ‘veljo safado’.

Outro paranaense que merece figurar entre os destaques do ano é Miguel Sanches Neto com ‘A Máquina de madeira’, romance de fundo histórico que ‘relembra’ a criação da primeira máquina de escrever, construída pelo padre Francisco João de Azevedo, mas que acaba vendo seu sonho naufragar.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna