?A história da kryptonita? é um ensaio que mistura ficção com a realidade. O autor, o escritor paranaense Ernesto Ubiratan Marchiori, traz a história de uma imensa pedra incandescente, núcleo do planeta Krypton, que viaja a mais de 200 mil quilômetros por hora, em data incerta e que de forma inexorável irá colidir com a Terra. O lançamento da publicação acontece nesta quarta-feira, às 18h, no hall da Biblioteca Pública do Paraná.

Segundo o escritor, três questões resumem o tema central: Como seria a vida na Terra com a premissa de iminente cataclismo? Quais seriam as prioridades? Qual o estilo de vida que adotaríamos? O vice-presidente da Academia Paranaense de Poesia, Horácio Ferreira Portela, que assina a apresentação do livro, diz que ?Ubiratan consegue juntar a realidade com a fantasia com a maior maestria, proporcionando aos leitores conhecimento técnico de maneira agradável, discorrendo sobre Física, Química, Arqueologia, Paleontologia e história universal, porém, sem caráter didático, que nos leva a uma fantástica viagem por nosso passado, nossa infância e juventude?.

E o escritor questiona: ?Quem não se recorda das aventuras do Super-Homem?? O livro induz, também, a meditar sobre o que a humanidade pode esperar de um futuro, não tão longínqüo assim, ante a desenfreada ambição que promove a degradação de nosso planeta.

O autor

Ernesto Marchiori nasceu em Curitiba, em 1957, época marcada por JK construindo Brasília, da televisão P&B apresentando Elvis Presley e Chuck Berry, início da corrida espacial, com o lançamento do Sputnik, o pioneiro satélite artificial soviético. Época da chegada da indústria automobilística brasileira, geração do Fusca, Simca Chambord e Aero Willys. Apesar destas influências modernas, desde a infância Ubiratan Marchiori despertou o gosto pela arqueologia e literatura.

Após completar o segundo grau no Colégio Estadual do Paraná, seus interesses pela alquimia levaram-no a estudar Química e Engenharia Química. Como engenheiro trabalhou em diversas empresas, especializou-se em espectrometria de raio-X aplicada à geoquímica, na Holanda. É professor e consultor na área softwares analíticos e serviços de O&M.

Serviço:

Lançamento de livro: A história da kryptonita
Local: Hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná ? Rua Cândido Lopes, 133
Data: 10 de agosto
Horário: 18h