Luiz Ferraz

continua após a publicidade

Cultura e educação no período de tratamento de crianças internadas no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, transformaram o projeto do livro “Bichonário” em realidade. O dicionário dos bichos, que apresenta pequenos contos de 42 animais, foi ilustrado pelos próprios pacientes e lançado no último sábado, no Museu Oscar Niemeyer.

Os contos foram escritos por Fernanda Salgueiro, do setor de marketing do hospital e uma das idealizadoras do projeto. “Escrevi os contos baseados nos desenhos feitos pelas crianças. Na realidade, os desenhos é que me contaram as histórias, pois a ilustração tem uma proximidade muito grande com o texto e esse é o diferencial do trabalho”, conta. “Procurei escrever contos divertidos. Quando li algumas histórias para pacientes internados, eles deram muita risada. Esse é o melhor retorno que se pode ter, pois contribuímos com a causa do hospital que é do amor a criança”, afirma.

As crianças que participaram do “Bichonário” eram pacientes que ficaram internados no Hospital Pequeno Príncipe nos últimos seis meses esperando a realização de exames ou algum tipo de tratamento. Foram momentos onde elas puderam esquecer um pouco dos problemas e sair um pouco da rotina do hospital.

continua após a publicidade

As crianças participaram por seis meses de oficinas de desenho ministradas por professores da Escola de Belas Artes do Paraná.

Ruan Gabriel Simione (foto), 7 anos, foi o autor do desenho do hipopótamo e gostou de ver sua ilustração publicada. “Foi uma emoção muito grande. Foi legal ter desenhado para o livro e poder aprender sobre a vida dos animais”, relata.

continua após a publicidade

Os livros serão distribuídos às empresas que patrocinaram o projeto através da Lei de Incentivo à Cultura, e estão disponíveis para as crianças internadas no Hospital Pequeno Príncipe.