Livro sobre saúde chega às livrarias

O tratamento é raro no mercado editorial brasileiro: a partir de hoje, as livrarias começam a receber da Companhia das Letras a primeira edição de Por um Fio (224 páginas, R$ 32), novo livro do oncologista Drauzio Varella. Não um lote trivial, de 2 ou 3 mil exemplares, mas de 100 mil, cifra que desde já o coloca no seleto grupo de escritores best-sellers, panteão hoje ocupado por Lya Luft, Luis Fernando Verissimo, Paulo Coelho e outros poucos. Mas, ao contrário desses, que produzem com certa regularidade, Varella matura as idéias para conseguir um texto de emoção contida mas genuína

Varella conviveu cotidianamente com doentes graves, vítimas de câncer e de enfermidades decorrentes da aids, durante 30 anos, período em que presenciou histórias significativas e reveladoras da alma humana diante da proximidade da morte. De um lado, a reação dos que se descobrem doentes, que variava da surpresa desesperada ao silêncio conformado. E, do outro, a diferente atitude dos parentes, alguns muito dedicados, outros mesquinhos ao extremo.

Ao escrever as histórias, Drauzio Varella preferiu relacionar as mais antigas para evitar a identificação das pessoas, cujos nomes foram preservados. “Como as histórias mais fortes acabaram sedimentadas em minha mente, muitas durante mais de 20 anos, concluí que eram as mais representativas”, conta o médico, que começou a escrever o livro em 1981, mas o interrompeu porque, aos 38 anos, não acreditava ter uma compreensão profunda da vida. (Ubiratan Brasil)

Voltar ao topo