Livro destrincha pensadores brasileiros

Mineiro radicado em Curitiba há oito anos, o economista, administrador, ex-auditor federal e professor José Assis Simões Utsch lança hoje, às 18h30, no Espaço Cultural do Centro de Memória do Sistema Fiep, o livro O Brasil e os Brasileiros. “É uma coleção de resenhas, com uma síntese das principais obras de pensadores como Sérgio Buarque de Hollanda, Caio Prado Jr., Gilberto Freyre, Vianna Moog, Darcy Ribeiro, Paulo Prado e outros”, resume o autor. “Uma espécie de guia, com referências para todos os que se interessam em saber mais sobre o desenvolvimento do País.”

Ele conta que o livro surgiu da sua vontade de se aprofundar na produção desses intelectuais, despertada ainda nos bancos da faculdade. “Mas o meu trabalho como auditor federal, por mais de vinte anos, não me permitia materializar esse projeto. Agora que me aposentei pude me dedicar a ele.”

Assis defende que a sorte do Brasil e dos brasileiros, para o bem e para o mal, está intimamente ligada a uma máxima portuguesa, descrita num livro de Sérgio Buarque de Hol-landa: “Aos pretensos fidalgos são negadas as honras enquanto viverem de trabalhos manuais ou mecânicos”. “Assim, na cultura ibero-católica, as atividades funcionais, em que se usavam mãos e braços, eram associadas às classes inferiores. A aristocracia deveria dedicar-se às belas artes, à poesia, filosofia, música. Já os povos nórdicos, germânicos e anglo-saxões não impunham este estigma aos trabalhos manuais. Por isso construíram as primeiras indústrias, os primeiros laboratórios e os grandes inventos da humanidade.

***

O lançamento acontece no Cietep – Avenida das Torres, 1.341. Editado pela Livraria do Chain, o livro está sendo vendido por 30 reais.

Voltar ao topo