A França se faz presente no Paraná através de diversas influências. Em Curitiba, por exemplo, é possível perceber a presença dos franceses no portão de entrada do Passeio Público, na arquitetura do Castelo do Batel, em algumas janelas e varandas do Paço Municipal, diversos restaurantes que comercializam pratos franceses, chocolaterias, nomes de edifícios, escolas de idiomas e mesmo colégios convencionais que, no passado, ensinavam o francês como segunda língua.

continua após a publicidade

Tudo isso é contado com detalhes nas 214 páginas do livro Os franceses no Paraná, que foi lançado ontem, em evento para convidados, pela jornalista Maí Nascimento e pela bibliotecária e professora de francês Maria Thereza Brito de Lacerda.

“A ideia de lançar o livro surgiu da reedição que fizemos de um boletim informativo da Casa Romário Martins, da Fundação Cultural de Curitiba, que falava sobre os duzentos anos da queda da Bastilha”, conta Maí.

O primeiro registro de franceses em território paranaense se dá no século XVIII, quando alguns piratas chegaram a Paranaguá, no litoral. Posteriormente, no século XIX, começou a ser estabelecida uma colônia de franceses, denominada Dr. Faivre, à beira do rio Ivaí, onde hoje é o município de Cândido de Abreu.

continua após a publicidade

“Os franceses nunca emigraram em massa, como fizeram outros povos. Eles vieram ao Brasil de maneira esparsa”, comenta Maria Thereza. No fim do século XX, a vinda da Renault para a Região Metropolitana de Curitiba fez com que houvesse um renascimento da cultura francesa.

Atualmente, registrados na Agência Consular da França no Paraná, existem cerca de seiscentas famílias descendentes de franceses no Estado. “Em 2005, foi o ano do Brasil na França.

continua após a publicidade

Já em 2009, foi o ano da França no Brasil. Isto também contribuiu bastante para aumentar o interesse dos brasileiros pela cultura francesa”, diz Maí. O livro Os franceses no Paraná está sendo lançado com recursos da Lei Rouanet e será distribuído gratuitamente pela Aliança Francesa.

Serviço

Mais informações sobre a obra podem ser obtidas através do telefone (41) 3223-4457.

Acervo Casa da Memória – FCC
Paul e Hélène Garfunkel com os filhos Pierre e Fanchette.