Pesquisado e desenvolvido durante sete anos, “Banda de Milhões” oferece bem mais do que a biografia do grupo paulistano Lee Jackson, formado por Luiz Carlos Maluly, Marcos Maynard, Cláudio Condé, Marco Bissi e Sérgio Lopes. Através da trajetória de seus cinco integrantes, nas vozes deles e de amigos próximos, também temos nas mãos histórias sobre a indústria do disco no Brasil (e no mundo) nas últimas cinco décadas. A obra conta, de forma leve e agradável, como esses cinco músicos exerceram papéis importantes como produtores ou executivos das principais gravadoras de discos do País.

O livro vai fundo nas memórias de seus protagonistas e, em suas primeiras páginas, traça um histórico da nascente cena roqueira paulistana no início dos anos 60. Luiz Carlos Maluly, que, segundo Sérgio Lopes, foi “o verdadeiro músico da banda”, lembra que começou a tocar guitarra antes do estouro dos Beatles, influenciado pelos grupos instrumentais do período, como os americanos The Ventures e os ingleses The Shadows: “Nessa época, o som da guitarra era limpo, bonito, claro e, quando os Beatles surgiram, eles vinham com um som mais sujo, mais distorcido, e isso me incomodou quando escutei a primeira vez. ‘Nossa, que som de guitarra horrível’. Achei ruim aquele timbre. Não gostei de cara dos Beatles. Mas, dez dias depois, não queria ouvir outra coisa. E o Cláudio Condé, que se identificava muito com o Mick Jagger, dos Rolling Stones, e com o Eric Burdon, dos Animals, além dos Beatles, nos incentivava a tocar as músicas dessas bandas”.

Além das histórias incríveis transcritas por Tom Gomes, com pesquisa de Guilherme Bryant (a partir das versões de seus personagens), o livro inovou no formato de leitura, pois tem textos coloridos para diferenciar a fala de cada um do quinteto: Condé em azul, Maynard em verde, Maluly em marrom, Bissi em vermelho e Lopes em laranja – enquanto as intervenções do autor e dos demais (e muitos) entrevistados usam o habitual preto.

A idéia de reunir as histórias surgiu após uma série de entrevistas individuais com cada um dos membros do Lee Jackson que foram publicadas na revista SUCESSO!, dirigida por Tom Gomes, através de cinco edições, entre agosto e dezembro de 2004.

“Banda de Milhões” é leitura obrigatória para quem gosta ou trabalha com música. Além dos personagens principais, a lista de entrevistados é imensa, passando por músicos, produtores, executivos, empresários de diferentes segmentos e períodos da música. Participam desse mosaico artistas como Roberto Carlos, Caetano Veloso, Chico Buarque de Holanda, Martinho da Vila, Roberto Menescal, entre tantos outros.  

Título: Banda de Milhões.
Autor: Tom Gomes.
Páginas: 304.
Editora: Nova Leitura.
Preço: R$ 65,00.