d25.jpgEm uma breve história do relacionamento amoroso, o autor Malcolm Montgomery discorre sobre como o amor surge e se transforma o amor desde os primeiros dias de vida à idade adulta. Malcolm fala das relações de forma realista, sem a visão romanceada do amor. Suas reflexões não desconsideram os sentimentos paradoxais presentes em todos os relacionamentos, sendo o amor e o ódio os mais notórios.

Montgomery é ginecologista há mais de 20 anos e tem a humanização do atendimento como premissa de sua prática. Em seu consultório, ele observa o desenrolar das relações humanas. Essa experiência e sua vivência pessoal são o material a partir do qual o livro é delineado. O livro é um convite a refletir sobre porque, muitas vezes, perdemos nossa individualidade quando estamos apaixonados, ou ainda porque idealizamos o parceiro e como o sentimento de posse é um reflexo do receio de sentir-se só.

Para falar de amor é preciso ter coragem e relacioná-lo a sentimentos menos nobres como insegurança, desamparo, medo, solidão e, até mesmo, raiva e ódio. ?Nossa caminhada é marcada por alegrias e frustrações, esperanças e depressões, perdas e ganhos. Não pode haver totalidade nem inteireza emocional sem conflito?, comenta Montgomery. No livro, o autor traça a longa jornada do amor pueril à maturidade do sentimento. Se a primeira relação de amor nasce do desamparo do bebê, que precisa ser cuidado, Montgomery defende que na vida adulta é preciso entender que o amor não é uma função.

O autor faz analogias que simplificam o entendimento da psique humana. Conceitos de biologia e psicologia que explicam como nos relacionamos com o outro são facilmente absorvidos. Todos os capítulos iniciam com uma letra de música relacionada ao tema e não faltam canções que falam de amor. Montgomery escreve em primeira pessoa, compartilhando suas próprias experiências com o leitor. Em alguns momentos quem fala é o médico, com toda a sua credibilidade e, em outros, é como uma conversa íntima com o leitor. Editado pela Prestígio Editorial, Uma breve história do relacionamento amoroso é um livro para ser lido em algumas horas e lembrado a cada novo relacionamento.

Sobre o autor

Malcolm Montgomery é escritor e ginecologista com especialização em medicina psicossomática. Tornou-se conhecido por sua participação, ao longo de três anos, em um programa feminino na TV Cultura. Seu livro Mulher – uma radiografia do universo feminino teve os direitos comprados pela TV Globo e resultou no seriado Mulheres, um dos maiores sucessos do canal. Uma breve história do relacionamento amoroso é o seu terceiro livro publicado pela Prestígio Editorial.

Sobre a editora

A Prestígio Editorial é um selo da Ediouro Publicações e reúne os títulos de Saúde, Comportamento, Desenvolvimento Pessoal, Séries de TV, além da Moderna Literatura.

Ficha Técnica:

Livro: Uma breve história do relacionamento amoroso, de Malcolm Montgomery.

Preço: R$ 24,90. www.ediouro.com.br/prestigio.

Serviço de atendimento ao leitor: (21) 3882-8416.