Livro conta a história de Flora Madalosso Bertolli

De um pequeno estabelecimento, que começou com 24 lugares, para o maior restaurante das Américas e um dos maiores do mundo, segundo o Guinness Book, com quase cinco mil lugares.

Crescimento conquistado em cerca de 30 anos de muito trabalho de uma família descendente de italianos, e liderada por uma mulher: Flora Madalosso Bertolli. Essa história foi parar nas páginas de livro, que será lançado neste mês em Curitiba.

Entre quatro panelas – fragmentos da vida de Flora Madalosso Bertolli, do escritor Ricardo Hubner, é um documentário dramático que reúne a história dessa mulher, hoje com 67 anos, que com simplicidade, carinho e visão empreendedora, transformou um pequeno restaurante em um dos pontos turísticos mais tradicionais da capital. Hubner diz que a proposta do livro não é ser biográfico, mas servir de estímulo e inspiração para outros empresários.

?O livro mostra que foi preciso três gerações para se conseguir realizar o sonho do imigrante italiano?, falou o escritor. Segundo ele, a sociedade precisa desses bons exemplos. Apesar do pouco estudo, foi com valores e atitudes que Flora conseguiu vencer. Ricardo Hubner destaca que os quatro pilares defendidos pela empresária são honestidade, trabalho, fé e família, ?e esse último é algo que ela faz questão de preservar, pois além do restaurante mantém as mesas longas para a reunião das famílias, é tradicional nas quartas-feiras, ela se reunir com os filhos e netos para celebrar a sua família?.

Flora disse que não esperava tanta repercussão do livro. ?Tem tanta gente me ligando que nunca imaginei uma coisa dessas. Só queria ter deixado minha história gravada para os netos e bisnetos?, comenta, acrescentando que não se considera uma heroína. ?O pessoal fala isso, mas não me sinto assim. Só queria passar um pouco do que sei sobre o comércio, a família e a vida para os jovens, para que eles não desistam no primeiro tombo. Tombos vão existir muitos, mas é preciso lutar até o fim da vida?, ponderou.

Em duas passagens do livro, o diretor presidente do Grupo Paulo Pimentel é citado. Segundo Flora o apoio de Pimentel foi fundamental para a realização da primeira edição da Festa da Uva de Santa Felicidade, que já completou 50 anos.

Serviço

O lançamento do livro Entre quatro panelas fragmentos da vida de Flora Madalosso Bertolli acontece, para convidados, no dia 13 de março. No dia 18, às 16h, terá uma sessão de autógrafos na Livraria Curitiba, da Rua XV de Novembro. 

Voltar ao topo