No próximo ano, o cantor e compositor Roberto Carlos estará completando cinqüenta anos de carreira. Para comemorar, o jornalista e escritor paulista Oscar Pilagallo faz uma viagem pela vida e pelo trabalho do artista no livro Roberto Carlos, 79.º volume da série Folha Explica, que está sendo lançado pela editora Publifolha. A obra é a primeira publicação após a suspensão, em 2006, da biografia não autorizada de Roberto.

“Foi cerca de um ano de realização de pesquisas sobre a carreira de Roberto Carlos com foco no livro. Entretanto, acompanho o trabalho dele desde menino, o que me ajudou bastante a elaborar a obra. Porém, também falo um pouco de sua vida, sendo que grande parte de suas músicas são autobiográficas. É um ensaio musical-biográfico”, diz Oscar.

Logo no início do livro, o público tem a oportunidade de conhecer um pouco da realidade do cantor antes da fama, no município de Cachoeiro do Itapemirim, no estado do Espírito Santo.

Posteriormente, são abordados temas como a Jovem Guarda, o iê-iê-iê, o sucesso dos shows realizados por Roberto, seu repertório de canções, discografia (incluindo álbuns em espanhol, inglês, italiano e francês) e sua receptividade por parte de novos intérpretes e jovens roqueiros.

Segundo Oscar, o cantor Roberto Carlos representa uma expressão do Brasil. “Digo isto porque Roberto é um dos artistas mais ouvidos em todo o País. Ele atinge diversos tipos de pessoas, das mais variadas idades, e faz uma migração entre diferentes tipos de público. É o grande responsável pela formação do gosto que chamo de “médio”, com um padrão de música relativamente alto e sendo um grande fenômeno de massa”, comenta o autor.

“Ele é o mais moderno dos cantores românticos latinos dos últimos tempos”, completou. Roberto Carlos tem 168 páginas e pode ser adquirido, por R$ 20,90, no site www.publifolha.com.br, pelo televendas 0800-140090 ou em livrarias.

Oscar Pilagallo, que atua como colaborador do jornal Folha de São Paulo, também é autor de A História do Brasil no Século 20, O Brasil em Sobressalto e A Aventura do Dinheiro.