Livro apresenta uma aventura em Curitiba

Uma cidade moderna, com um estigma de capital bem planejada, comparada às mais conceituadas cidades européias. No entanto, orgulho para os curitibanos, o que Curitiba tem a mais como diferencial entre as demais capitais brasileiras?

Para a escritora Sandra Aymone, a capital dos paranaenses é um centro cultural evidenciado pelos teatros, famosos pela arquitetura, como a Ópera de Arame, ou pela tradição, como o Teatro Guaíra.

Os espaços culturais curitibanos são o destaque do livro Hoje é dia de teatro, de autoria de Sandra, que está sendo lançado neste mês pela Fundação Educar DPaschoal.

Cerca de 20 mil exemplares do livro, que faz parte da coleção Valores do Brasil, serão distribuídos gratuitamente, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, em escolas de Curitiba e região metropolitana.

O livro, que fala sobre um dos maiores eventos culturais do País – o Festival de Teatro de Curitiba -, relata o passeio de um grupo de alunos de uma escola aos principais teatros da cidade.

Durante a visita, as crianças recebem informações que vão além das histórias dos espaços, como conceitos de arte. Com as informações, o grupo decide montar uma peça.

A autora conta que a idéia é mostrar mais do que simplesmente os pontos turísticos da cidade. No caso de Curitiba, Sandra conta que além de serem alguns dos locais mais visitados, os teatros são um diferencial do comportamento social da população local. Além disso, ela explica que escolheu o tema por se enquadrar melhor no propósito da coleção Valores do Brasil.

“Curitiba é uma cidade futurista pela arquitetura, com estações tubos, e conceitos pioneiros de ecologia, como a separação do lixo. Porém é o teatro que melhor atinge a criança, que não tem parâmetro para avaliar arquitetura urbana”, afirma Sandra.

Sandra conta que o livro aborda a história do teatro de uma forma bem infantil. “O teatro é uma necessidade de expressão da sociedade. Essa arte, por vezes, é usada para criticar, fazer reivindicações. Assim, tentamos mostrar essa importância de expressões artísticas na sociedade para as crianças”, pondera.

O trabalho de Sandra ainda trás informações desconhecidas por grande parte dos curitibanos. O livro conta, por exemplo, porque o Teatro Guaíra chegou a ser demolido e os motivos pelos quais ele foi taxado de mal assombrado.

O livro também destaca, entre outros espaços culturais, a moderna Ópera de Arame e o charmoso Teatro Paiol. Segundo Sandra, todos esses pontos fazem parte da história da cidade.

Sandra explica que a idéia dos livros da coleção Valores do Brasil é não se restringir a apenas em um passeio turístico, relacionando os pontos de destaque das cidades com fatores educativos. No Rio de Janeiro (RJ), foi distribuído o livro Muito mais que um jardim, que aborda o Jardim Botânico do Rio, para passar conceitos de respeito à natureza.

Em Porto Alegre (RS), com Um passeio monumental, as crianças são estimuladas a preservar os patrimônios históricos gaúchos com a descrição dos monumentos da cidade.

Já na capital paulista, as crianças recebem informações sobre os exclusivos museus que reproduzem momentos importantes da história no Um grito no museu. Quem tiver interesse em adquirir os livro da coleção pode entrar no site www.educardpaschoal.org.br e solicitar um exemplar.

Hoje é dia de teatro, de Sandra Aymone, faz parte da coleção Valores do Brasil. Exemplares serão distribuídos gratuitamente em escolas da capital e região metropolitana.