Inconformismo, coragem, persistência, criatividade, relevância e método. Aqueles que se identificaram com essas características, são considerados “promotores de mudanças” pelo especialista em educação corporativa, professor e colunista das revistas Você S/A e Vida Simples, da Editora Abril, Eugenio Mussak, em seu novo livro Caminhos da mudança – Reflexões sobre um mundo impermanente e sobre as mudanças de dentro para fora, (Integrare Editora).

Conhecido como um dos principais pensadores da atualidade sobre questões de comportamento humano no trabalho, Eugenio Mussak vem a Curitiba lançar o livro no próximo dia 28, na Livrarias Curitiba do Shopping Palladium.

Voltada para todos os tipos de público, a obra deverá despertar o interesse tanto do profissional que está sedento por mudanças na carreira, quanto de casais a procura de reinventar o relacionamento, jovens e muitos outros.

Prefaciada por Dulce Magalhães, Doutora em Planejamento de Carreira pela Columbia University (USA) e mestre em Comunicação Empresarial pela Universidade de Londres (Inglaterra), a obra expõe de forma natural e bem humorada, a importância e a necessidade das mudanças na vida das pessoas.

Mussak trata com bom humor situações vividas ou presenciadas por ele ao longo de sua vida para mostrar o quão preciso foi transformar determinadas situações para conviver em harmonia.

O livro

O livro divide-se em quatro partes detalhadas. A primeira parte sugere ao leitor ponderar sobre fatos que o prendem ao passado e procurar se libertar deles. A partir daí, o autor recomenda agir no presente para alcançar as mudanças pretendidas e um futuro ideal.

Nesta fase, Mussak analisa vários aspectos detalhadamente e propõe uma reflexão para identificar o momento certo para iniciar a mudança. Segundo o autor, a maioria das pessoas é consciente de que é preciso mudar, entretanto, manter situações imóveis costuma ser mais confortável e seguro.

“Este sentimento existe porque qualquer mudança pressupõe movimento, gasto de energia, perigo. E são justamente essas sensações que a parte mais primitiva do cérebro está programada para evitar” considera o autor.

A segunda parte é dedicada às reflexões sobre a vida profissional, a relação entre a vida pessoal e a carreira, a disciplina para criar e fugir da alienação. Mussak reforça o poder de criar algo novo no trabalho. “Quem persegue o prazer no trabalho alcança a realização” completa.

Auto-estima e sentimentos humanos são os temas centrais da terceira parte do livro que expõe ainda assuntos polêmicos como amor próprio e felicidade. O autor destaca a ligação entre felicidade e auto-estima e a imensa capacidade do homem de influenciar suas atitudes para o bem ou para o mal.

Segundo ele, na cultura brasileira há uma forte tendência à valorização da opinião do outro, que torna-se fundamental para sustentar a auto-estima. O autor encerra o livro passando pelas dificuldades e benefícios da comunicação humana e relaciona os desafios da vida a dois.

O autor defende o casamento enquanto relação de crescimento para os parceiros. Acrescenta que a rotina, em contrapartida ao que se prega, pode ser construtiva para uma relação duradoura e saudável, desde que se combata a monotonia.

Serviço

Lançamento do livro Caminhos da mudança, de Eugenio Mussak. Dia 28 de outubro, as 19h30, na Livrarias Curitiba Megastore do Shopping Palladium (Av. Presidente Kennedy, 4121).