Lirismo e memória abrem Flip em homenagem a Drummond

Duas conferências, uma mais lírica, outra mais acadêmica, abriram ontem à noite a décima edição da Flip, em homenagem a Carlos Drummond de Andrade.

Coube ao poeta e filósofo Antonio Cicero a parte mais poética e agradável, e ao professor universitário, escritor e crítico Silviano Santiago a fala mais memorialística.

A tarefa de Silviano, como ele próprio já definira antes mesmo de ir a Paraty, era inglória: traçar em meia hora um panorama da obra poética daquele tido por muitos como o maior poeta do país.

Já Cicero optou por partir do micro para iluminar o macro, escolhendo um poema, “A Flor e a Náusea”, como guia e atestado da modernidade de Drummond.

Lido magistralmente por Cicero –que, como bem lembrou o curador Miguel Conde na apresentação, referindo-se a hits compostos por Cicero com e para a irmã Marina Lima, “talvez seja um caso único no mundo de filósofo que tem sua obra tocada no rádio quase diariamente”-, o poema começa assim: “Preso à minha classe e a algumas roupas,/ vou de branco pela rua cinzenta./ Melancolias, mercadorias espreitam-me./ Devo seguir até o enjoo?/ Posso, sem armas, revoltar-me?”.

Integra “A Rosa do Povo”, livro de 1945 que traz a marca do “choque social” da poesia drummondiana.

Mas, lembrou Cicero, na antologia poética que ele mesmo organizou, Drummond não incluiu “A Flor e a Náusea” na seção do “choque social”, mas na do tema do indivíduo. “Seu verdadeiro assunto é a experiência da maravilha do surgimento da poesia num mundo que lhe é inteiramente inóspito”, observou o filósofo.

Cicero demonstrou como os versos são atuais, ao abordarem o esgotamento do indivíduo face a um mundo em desajuste.

“Se não temos mais tempo livre, é porque praticamente todo nosso tempo está preso ao princípio do trabalho, ou melhor, do desempenho”.

“Não estamos livres nunca porque nos encontramos numa cadeia utilitária em que o sentido de cada coisa e pessoa é ser instrumental para outras coisas ou pessoas. Nada e ninguém jamais vale por si, apenas como um meio para outra coisa ou pessoa.”

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