Liga dos Diretores premia cineasta Milos Forman por conjunto da obra

A Liga dos Diretores da América anunciou hoje a concessão de um prêmio especial pelo conjunto da obra ao consagrado cineasta norte-americano de origem tcheca Milos Forman, de 80 anos.
Ele receberá a cobiçada homenagem numa cerimônia marcada para 2 de fevereiro em Los Angeles.
“Não importa qual assunto ou gênero ele aborde, Milos encontra a universidade da experiência humana em cada história, nos permitindo, à sua deslumbrada plateia, reconhecermos a nós mesmos dentro da luta pela livre expressão e autodeterminação que Milos tão aptamente retrata na tela prateada”, disse em nota o presidente da Liga dos Diretores, Taylor Hackford.
Forman ganhou dois Oscars de melhor diretor, com “Um Estranho no Ninho” (1975) e “Amadeus” (1984). Ambos também levaram o Oscar de melhor filme.
Ele será o 34º cineasta homenageado pelo conjunto da obra pela Liga dos Diretores da América, que completa 76 anos. Outros agraciados incluem Steven Spielberg, Francis Ford Coppola e Stanley Kubrick.
Radicado nos Estados Unidos desde a década de 1970, Forman é um dos cineastas mais importantes do movimento tcheco Nova Onda, tendo tido seu trabalho proibido durante anos pelo regime comunista do seu país natal.

Voltar ao topo