Histórias que se cruzam e o brutalismo social do continente são temas de duas atrações latino-americanas que são destaques desta quarta-feira (22) da 32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo: La Buena Vida, do chileno Andrés Wood, diretor de Histórias de Futebol e Machuca, e Perro Come Perro, do colombiano Carlos Moreno. Dois belos filmes, que além das temáticas diferentes seguem caminhos estilísticos opostos.

continua após a publicidade

La Buena Vida, filme ambientado nos dias de hoje em Santiago, capital chilena, mostra o cotidiano de 4 personagens e faz com que seus destinos se entrelacem de maneira discreta: um cabeleireiro quer comprar um carro e para isso precisa de empréstimo bancário; uma psicóloga tenta salvar vidas de pessoas desesperadas; um músico quer entrar na filarmônica, mas só consegue emprego no exército; a outra personagem ocupa-se apenas em sobreviver, e isso já lhe parece o bastante.

Perro Come Perro, que competiu no Festival de Gramado em agosto, é muito mais cheio de arestas, mais denso e bastante violento, mas sem apelação. Seus personagens são membros de uma gangue de Cáli e disputam um butim em dinheiro. Há uma parábola aí, com os cães ferozes se entredevorando até que não sobre nenhum. O filme é bem montado, com planos rápidos, intensos.

Retrospectiva Bergman – Dentro da retrospectiva que homenageia o cineasta Ingmar Bergman, a dica do dia é o filme Rumo à Alegria (1950). Trata-se de uma das poucas oportunidades de conferi-lo em versão restaurada e na telona. O longa conta a história de um casal de músicos que vive um inferno quando ele se envolve num trágico caso extraconjugal. Embora não seja o mais conhecido, é um dos mais belos filmes do diretor, trazendo sua marca autoral e envolvendo o espectador. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

continua após a publicidade

La Buena Vida – Dir. de Andrés Wood. Unibanco Arteplex 1 – Hoje, 20h20; Reserva Cultural 1 – 5.ª, 20h40; Cinesesc – 5.ª (30), 17h50. Perro Come Perro – Dir. de Carlos Moreno. Espaço Unibanco 3 – Hoje, 21h30; iG Cine – 5.ª, 16h10; Espaço Unibanco Pompéia 1 – 2.ª, 14 h. Rumo à Alegria. Hoje, 17h20, na Cinemateca.