Lançado songbook com músicas de Jacob do Bandolim

Mais de quatro décadas depois da morte de Jacob do Bandolim, os admiradores da obra deste que foi um dos maiores compositores do choro – ao lado de Pixinguinha e Ernesto Nazareth – têm o privilégio de ouvir mais um disco com suas composições: a Global Choro Music lançou o songbook “Jacob do Bandolim para Flauta, Bandolim, Sax e Clarinete”.

A editora e selo musical, criada pelo flautista Daniel Dalarossa, na Califórnia, em 2007, se especializou em lançar songbooks de grandes nomes da música instrumental, sempre com partituras em edições bilíngues, acompanhadas de um CD para iniciantes e iniciados poderem tocar junto com as gravações dos músicos.

Pela série “Clássicos do Choro Brasileiro”, a editora já lançou songbooks contemplando as obras de Pixinguinha, Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Zequinha de Abreu, Altamiro Carrilho, Severino Araújo e do pai do choro, Joaquim Callado. “Nós sempre trabalhamos voltados para estudantes e músicos, mas tem muita gente que não toca, apenas aprecia o som. Esse disco foi feito pensando nesse aspecto e para conquistar um público mais abrangente”, explica a diretora Isabella Leite.

O songbook lançado agora é uma compilação dos temas que integravam os dois volumes dos songbooks de Jacob, no mercado desde 2009. Praticamente sem improvisos, o álbum é bem didático, no sentido de apresentar a quem não conhece e familiarizar o ouvinte com a linguagem do choro na tradicional formação de regional.

O resultado é bem-sucedido graças ao time de solistas, contendo em sua formação craques como os bandolinistas Izaías do Bandolim, Déo Rian e seu filho Bruno Rian, os saxofonistas Carlos Malta, Mário Sève (soprano) e Daniela Spielman (tenor), além dos clarinetistas Dirceu Leite e João Francisco e dos flautistas Franklin da Flauta, Julie Koidin e Marcelo Bernardes.

Com edições bilíngues (português e inglês), a Choro Music tem ampliado seu público nos Estados Unidos, na Europa e no Japão e vai lançar ainda neste mês o disco “Pixinguinha para Flauta e Sax”. Diferentemente do volume de Jacob, o próximo lançamento terá temas inéditos do saxofonista que foi um dos maiores compositores do Brasil. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Voltar ao topo