Kleiton e Kledir levam “Letra e Música” para a Oficina

Os músicos gaúchos Kleiton e Kledir Ramil abrem, nesta terça-feira, no Teatro Sesc da Esquina, às 18h30, um ciclo de palestras que faz parte 23ª Oficina de Música de Curitiba, cuja fase erudita terminou no sábado e, no domingo, teve início a 13ª Oficina de Música Popular Brasileira. A entrada é gratuita.

Neste primeiro evento, Kleiton e Kledir apresentam a palestra "Letra e Música", onde falam sobre a música popular brasileira, o processo de composição do músico, harmonia, melodia, como ouvir e entender música.

Os músicos, compositores e instrumentistas gaúchos Kleiton e Kledir começaram a tocar e cantar no grupo Almôndegas, com quem gravaram quatro discos na segunda metade dos anos 70. No final da década o grupo se dissolveu e Kleiton e Kledir decidiram formar dupla e seguir carreira.

O primeiro disco, Kleiton e Kledir, lançado em 1980 – depois do sucesso no festival da TV Tupi com a música Maria Fumaça – incluiu Vira Virou, uma das canções que mais marcaram a carreira da dupla. A composição Deu Pra Ti fez parte do disco seguinte, em 1981.

No final da década de oitenta, os irmãos se separaram e seguiram carreira solo. No ano seguinte, Kleiton lançou sozinho o disco Sim, e o irmão lançou Kledir ao Vivo. Mais tarde voltaram a se apresentar juntos, e lançaram Dois, em 1996.

Três anos depois, Kleiton e Kledir lançaram o trabalho Clássicos do Sul, pela gravadora Universal. Atualmente apresentam shows e o projeto "Letra e Música" para os universitários e jovens músicos por todo o país.

Serviço

23º Oficina de Música de Curitiba – 13º Oficina de Música Popular Brasileira

Palestra "Letra e Música"

Dia: 18.01.05 (terça-feira) – às 18h30

Entrada gratuita

Local: Teatro do Sesc da Esquina

R: Visconde do rio Branco, 969

Voltar ao topo