A participação do rapper e produtor norte-americano Kanye West foi confirmada ontem para a 6.ª edição do Tim Festival no Rio de Janeiro e em São Paulo, na segunda quinzena de outubro.

Kanye vai trazer ao País o show Glow in the dark. O rapper é a 11.ª atração confirmada para o festival. Curitiba, que abrigou o festival na Pedreira Paulo Leminski nos últimos dois anos, ficou de fora desta vez.

Aos 31 anos, o artista acumula mais de 30 prêmios, incluindo os dez Grammy obtidos com seus três primeiros discos solo: The College Dropout (2004), Later Registration (2005) e Graduation (2007). Em 2007, ele liderou as indicações ao maior prêmio da indústria fonográfica. Foram oito no total, à frente de Amy Winehouse, Justin Timberlake e Foo Fighters.

Biografia

Nascido em Atlanta, Georgia, Kanye West já produziu trabalhos de astros como Janet Jackson, Jay-Z, Alicia Keys, Eminem, Ludacris e John Legend, entre outros, além de participar do último disco de Madonna, Hard Candy.

Ao contrário do que acontece com a maioria dos jovens negros do hip-hop, sua infância foi passada em um bairro de classe média alta, em Chicago, para onde se mudou ainda criança junto com a mãe, professora universitária.

Kanye conquistou sucesso comercial e reconhecimento da crítica especializada desde o primeiro disco, certificado com platina tripla. O rapper é também conhecido por suas declarações políticas contra o governo Bush e por condenar a discriminação de gays e negros. Mas também é lembrado pelo discurso arrogante, em que se autointitula “lenda viva do rap”, e pelo comportamento de diva.

Atrações

Já foram confirmados para a edição deste ano do Tim Fetival a banda MGMT, Gogol Bordello, Paul Weller, The National, Klaxons, The Gossip, Sonny Rollins, Stacey Kent, Carla Bley e Esperanza Spalding.

Ainda não foram divulgadas as informações sobre valores e venda de ingressos. Já a mudança no formato da etapa paulista ainda está para ser anunciada. No ano passado, problemas de infra-estrutura que resultaram em atrasos prejudicaram o andamento do festival.