O compositor e músico gaúcho Júpiter Maçã desembarca em Curitiba nessa sexta-feira, no Motorrad Bar, para uma única apresentação com repertório que vai mesclar todas as fases de sua carreira.

continua após a publicidade

Trajetória

Flávio Basso, verdadeiro nome por trás do pseudônimo, foi baixista d’Os Cascavelletes, lendária banda gaúcha do fim da década de 80 que contava com a guitarra e os vocais de Frank Jorge. O grupo tinha uma verdadeira legião de fãs e recebeu elogios da crítica da época por músicas enérgicas e adolescentes como "Cachorro louco" e "Nega bombom".

Em 1994, quando adotou o atual nome de trabalho, Júpiter Maçã saiu em carreira solo e lançou o cultuado álbum "A sétima efervescência". O disco emplacou alguns hits, como "Querida superhist" e "Novo namorado", além de ter músicas regravadas por Wander Wildner e pelo grupo Ira!

continua após a publicidade

Com novas pesquisas e influências, o músico puxa um banquinho e um violão, compõe em inglês, vira Júpiter Apple e grava o disco Plastic Soda, lançado pela Trama em 1999. Com o CD, Jupiter recebeu o importante prêmio de melhor compositor de música popular da APCA ? Associação Paulista dos Críticos de Arte ? e foi elogiado por muita gente bacana como Tom Zé, Arnaldo Baptista, Caetano Veloso, Rita Lee, Sean Lennon, Tim Gane (Stereolab) e Dean Warehan (Luna).

Em Curitiba

continua após a publicidade

Às vésperas de lançar seu novo CD, Júpiter Maçã vai trazer para Curitiba algumas novidades, mas não vai deixar de fora as músicas dos álbuns anteriores e surpreenderá o público cantando suas canções favoritas dos Cascavellettes. "Os Cascavellettes", explica Jupiter, "foi uma experiência e um período tão marcante para mim, que durante anos recusei-me a tocar ou mesmo escutar essas composições. Hoje, vendo com certa distância essa parte de minha história, constatando inclusive quanta gente bacana foi influenciada, caiu a ficha".

Acompanham Júpiter Maçã o guitarrista Ray-Z, o baixista Lucas Hanke, o baterista Eduardo Dolzan e Talitha M. Freitas nos vocais e percussão.
 
Os shows de abertura ficam por conta dos Dissonantes, residentes no Motorrad às sextas-feiras e dos catarinenses da banda Stuart, que têm influência do rock gaúcho e de Johnny Cash e Neil Young.

Serviço:

Júpiter Maçã

Bandas de abertura: Dissonantes e Stuart (Blumenau ? SC)

Dia 12 de maio, sexta-feira

Motorrad Bar ? Trajano Reis, 418

Convites: R$15,00