O vestir mostra muito mais do que um estilo de vida: revela uma sociedade, uma época. Foi com esse pensamento que a jornalista e fotógrafa Ana Clara Garmendia começou a fotografar personagens na rua. Acostumada a cobrir as grandes temporadas de moda no Brasil e no mundo, a jornalista percebeu que a moda está nas ruas tanto quanto nas passarelas. E mais. Retratar essa realidade é como congelar um momento da história.
 
Da constatação surgiu o livro “Retrato de Uma Cidade do Século 21 ”, da editora Ahom, que tem lançamento nacional no próximo dia 10 de dezembro, às 19 horas, na Livraria da Vila, no Pátio Batel, em Curitiba . Com prefácio assinado pelo jornalista Alcino Leite e apresentação da consultora de moda Costanza Pascolato, o livro reúne imagens de pessoas feitas nas ruas de Curitiba, Paris, Nova York e Rio de Janeiro, mas as cidades não são o foco.
 

É impossível perceber em que cidade a maioria das 120 pessoas retratadas está. “Não importa o país em que as pessoas vivem. O estilo delas é uma escolha de vida, independente da localização geográfica”, afirma a jornalista.
 
Gaúcha de nascimento e curitibana de coração Ana está, desde 2006, na ponte aérea Paris-Curitiba. Na Europa, ela cobre os principais eventos e semanas de moda e no Brasil tem a sua base para os inúmeros projetos que desenvolve, quase todos ligados à moda. Ana Clara mudou-se para Paris para desenvolver um desses projetos profissionais e foi por lá que surgiu a ideia do livro. Desde 2011, ela fotografa personagens de street style com esse objetivo.
 
As fotos, todas inéditas, foram feitas nos últimos três anos na técnica snap-shot . Não têm tratamento e nenhuma das pessoas se produziu especificamente para a publicação. Ou seja: o livro retrata as pessoas em sua forma mais natural. É um retrato de uma época, sem retoques. A obra traz imagens desde personalidades como o ator Alexandre Nero e a modelo Isabeli Fontana, até crianças e pessoas – de um ano até 104 anos – desconhecidas do grande público.
 
Para selecionar os fotografados, Ana Clara levou em conta justamente o que está em alta nessa primeira década de século: a acessibilidade, a gentileza, a vontade e as diferenças, muito mais do que apenas a beleza e a estética. “As pessoas que estão no livro não têm a barreira da austeridade, da soberba. São pessoas gentis e que dão um retorno às demandas tão rápido quanto o nosso tempo exige”, declara a jornalista.
 
Grande parte das pessoas foi convidada a participar do livro, outras surgiram num momento propício para as lentes. “Eu estava na rua fotografando, quando encontrei o ator curitibano Ranieri Gonzales e ele acabou entrando no livro também”, conta Ana para exemplificar a espontaneidade como as fotos foram clicadas.
 
Essa espontaneidade também é retrato de uma cidade cosmopolita, que pode estar localizada em qualquer lugar do mundo, pois o retrato de um século é o retrato das pessoas que vivem e se adaptam ao tempo e à realidade. O livro de Ana Clara retrata esse momento. A publicação estará à venda na Livraria da Vila, do Shopping Pátio Batel e na fanpage https://www.facebook.com/RetratosdeAnaClara
 
FICHA TÉCNICA  
TÍTULO: Retratos de uma cidade do século 21  
AUTORA: Garmendia, Ana Clara  
EDITORA: Ahom Fotografia  
PREÇO DE CAPA: R$ 195,00  
NÚMERO DE PÁGINAS: 232  
EDIÇÃO: primeira  
ANO: 2012 (impresso em 2013)  
FORMATO: 28×38
 
Serviço
Lançamento do Livro “Retrato de uma cidade do Século 21”, da jornalista Ana Clara Garmendia  
Data: 10 de dezembro, às 19 horas, na Livraria da Vila, no Pátio Batel – Av. Batel, 1868. Piso L3