John Woo e Chen Kaige serão destaques de Festival de Cannes

Roma – Duas estrelas do cinema oriental deverão ser os destaques do próximo festival de Cannes. Os diretores chineses John Woo, que está fazendo o filme mais caro da história do cinema asiático, o épico "Red Cliff", e Chen Kaige, que ficou famoso com o filme "Adeus, Minha Concubina" (1993), pelo qual ganhou a Palma de Ouro em Cannes, apresentarão suas obras mais recentes no festival, informou o site chinês Sina.com, maior portal de entretenimento em língua chinesa.   

"Red Cliff" será o primeiro filme de Woo em mais de dez anos a ser falado em chinês e custou US$ 80 milhões, sendo financiado pelas sociedades independentes China Film, CMC Entertainment (Taiwan), Avex (Japão) e Showbox (Coréia do Sul). Vários nomes do elenco, como Tony Leung, Chang Chen e Zhang Fengyi deverão participar da apresentação do filme em Cannes.

O épico será lançado nos cinemas orientais em dois filmes separados, de duas horas de duração cada. No resto do mundo, será lançada uma versão única de duas horas e meia, entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009.

A história é ambientada na China de 208 d.C., durante a queda da dinastia Han, e narra a guerra entre os senhores dos três reinos em que o país era dividido.

"Como um chinês que trabalhou por muito tempo no exterior, quero usar um ângulo diferente para aprofundar o conhecimento dos estrangeiros sobre os chineses. Acredito que essa batalha possa refletir o quão sábio e unido é o nosso povo", disse Woo.

As filmagens foram feitas entre abril e dezembro de 2007, e sofreram atrasos devido às intensas chuvas do verão chinês e da súbita saída do ator Chow Yun-Fat, que seria o protagonista, por conflitos com a produção.   

Já o próximo filme de Kaige custará bem menos (cerca de US$ 15 milhões), mas é igualmente esperado. "Mei Lanfang" será uma biografia do maior artista da ópera chinesa, o qual dá nome ao filme. O artista ficou famoso por suas extraordinárias interpretações de papéis femininos e por ter divulgado a Ópera de Pequim em todo o mundo. 

Mei Lanfang, que morreu em 1961, será interpretado por Leon Lai, popular ator de Hong Kong. Também fará parte do elenco a jovem Zhang Ziyi, que ficou conhecida internacionalmente após o filme "Memórias de uma Gueixa" (2005).

"Quero mostrar não só os sucessos artísticos de um artista magistral, mas também seu mundo interior e sua potente personalidade", disse Kaige à revista Bejing Review.

Voltar ao topo