James Joyce e Guimarães Rosa no XX Narrativas do Século XX

XX Narrativas do Século XX apresenta textos de James Joyce e Guimarães Rosa na edição do dia 12 de maio, no Teatro da CAIXA. Os textos serão lidos por Caetano Waldrigues Galindo e Walter Lima Torres Neto, que ocupam também as funções de mediador e diretor, respectivamente. O som ambiente é da flauta de Zélia Brandão.

“Ulisses” é a obra de James Joyce e “Grande Sertão: Veredas” de Guimarães Rosa. Apesar da distância física, e relativamente temporal, os autores possuem em comum o regionalismo presente nas obras de ambos. A terra natal é o foco de James Joyce, enquanto o brasileiro retrata o sertão nordestino.

O escritor irlandês James Joyce, nascido em 1882, é um dos grandes nomes do Século XX. A temática de sua obra é focada na Irlanda, apesar da grande vivência em centros europeus. O brasileiro Guimarães Rosa, nascido em 1908 em Minas Gerais, é um divisor de águas na linguagem da literatura brasileira. O autor modernizou a ficção do regionalismo brasileiro pelo trato dado à língua, voltado especialmente para o sertão.

Serviço:

Projeto XX Narrativas do Século XX: Textos de James Joyce e Guimarães Rosa
Teatro da CAIXA
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba
Data: 12 de maio, quarta-feira às 20h
Ingressos: 01 (um) livro não didático
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h)
www.caixa.gov.br/caixacultural