Uma verdadeira aula de arte é o que o público curitibano poderá encontrar na exposição Pequena retrospectiva, que traz uma seleção de 240 obras do artista plástico radicado em Curitiba, Jair Mendes.

continua após a publicidade

A exposição, que está aberta no Museu Guido Viaro, em Curitiba, marca os 50 anos de carreira de Mendes, que atua como pintor, desenhista, gravador e muralista.

Além de 40 pinturas expostas em paredes e painéis, a mostra também conta com mais de 200 desenhos, organizados em cadernos que poderão ser manuseadas pelo público.

Os trabalhos fazem parte do acervo do artista e de coleções particulares. Na exposição, há trabalhos do início da carreira do artista, como uma obra de 1956, onde ele retrata uma fábrica de fitas, onde hoje funciona o Instituto Goethe, no bairro Alto da XV, em Curitiba. Há também produções mais recente, da fase figurativa do artista produzidas no ano passado.

Divulgação
continua após a publicidade

Jair Mendes acumula mais de 50 exposições individuais, algumas delas na Europa e em outros países latino americanos. Ele se mostra satisfeito com a mostra, principalmente por ela acontecer no Museu Guido Viaro, artista de quem foi aluno e amigo.

Mendes também dirigiu o antigo Museu, Constantino Viaro (filho de Guido). “Para mim é uma honra. Difícil foi selecionar as obras. Se fosse fazer como eu gostaria, seriam mais de cinco mil pinturas”, diz.

continua após a publicidade

A exposição também traz obras que refletem a paixão do artista por Curitiba cidade que ele acompanhou o crescimento por mais de 50 anos. Entre os trabalhos, alguns retratam o contraste entre a paisagem rural e a paisagem urbana, típica da capital paranaense de cinco décadas atrás.

“Até 1960, nós éramos uma ilha isolada no que diz respeito à arte. Não haviam informações de fora, então a pintura era o retrato do que se fazia aqui”, lembra. Mendes conta que a realidade artística paranaense começou a mudar com a participação de bienais fora do Paraná. “A partir daí começamos a interagir com a arte de outros estados”, diz.

Em 1960, Mendes ensaiou trabalhos fora do impressionismo, sempre figurativo e que valorizava a figura humana, passando para uma nova expressão de arte com o expressionismo.

Segundo ele, o ambiente em que os artistas estavam inseridos também influenciava na arte. “A ditadura, por exemplo, foi um grande incentivo para a arte. Nós acabávamos contestando muita coisa e expressávamos a busca pela democracia. Com isso, há um grande número de pinturas dramáticas dessa época”, afirma.

Jair Mendes passou por várias fases, porém sempre se mantendo fiel à figuração. Atualmente, as obras de Mendes tendem à abstração gestual com grafismo, técnica péla qual ele criou uma nova linguagem que é ligada mais a pintura pura, sem formas. Como um artista já consagrado, ele faz criticas construtivas à nova geração de artistas.

“A pintura com arte é o que é e não o que ela representa. Para chegar ao nível necessário para desenvolver a arte de uma forma mais expressiva, é preciso passar por outros estágios e apurar outras técnicas. A arte tem que ter embasamento, tem que ter fundamentação. Hoje a pessoa amassa uma lata e diz que é arte”, lamenta.

Jair Mendes nasceu em São Paulo e veio cedo para Curitiba (São José do Rio Pardo, SP, 1938). Ele é graduado em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e Licenciado em Desenho pela Pontifíc,ia Universidade Católica do Paraná. Sempre envolvido com os principais movimentos culturais da cidade.

No início da carreira criou no Teatro de Bolso o atelier livre de artes plásticas, que dava aula de graça para quem estava esperando ônibus na Praça Rui Barbosa. Depois montou o Centro de Criatividade de Curitiba, ao lado do Parque São Lourenço.

Foi diretor do Museu Guido Viaro por 15 anos. Diretor do Museu de Arte Contemporânea do Paraná e atualmente é Coordenador de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura. A exposição, com entrada grátis, tem apoio da Secretaria de Estado da Cultura e poderá ser visitada de terça-feira a sábado, das 14h às 18h, até 4 de julho.

Serviço

Pequena retrospectiva Exposição individual do artista plástico Jair Mendes, com 240 obras realizadas ao longo de 50 anos de carreira artística. Abertura dia 31 de maio, segunda-feira, às 19 horas, no Museu Guido Viaro (Rua XV de Novembro, 1348 Centro). Informações: (41) 3018-6194 ou www.museuguidoviaro.org. A exposição poderá ser visitada de terça-feira a sábado, das 14h às 18h, no período de 1 de junho a 4 de julho de 2010.