O filme ‘Na Rota do Comboio Cultural’ será exibido na sessão do MeMostra que acontece nesta quarta-feira (30), as 19h, no Paço da Liberdade SESC Paraná. De acordo com a produção, o MeMostra já exibiu 96 filmes, além de cinco videoclipes. Com essa sessão de setembro, onde serão exibidos quatro filmes, o evento alcançará a marca do centésimo filme independente a tomar as telas.

Os filmes que farão parte desta exibição são: “Na Rota do Comboio Cultural” de Ivy Goulart; “Faxinais: Uma História de Luta e amor a terra” de Priscila Ernst; “Vida de Balcão” de Luciano Coelho e “Casamenteiras” de Tati Costa e Daniel Choma.

‘Na Rota do Comboio Cultural’ foi rodado em Curitiba, exibido em diversos países, mas nunca foi visto pelo público paranaense. “Eu adoro o filme por questões de carinho pelo projeto, que fez parte da minha formação cultural e artística quando vivi cinco anos em Curitiba”, afirma o diretor Ivy Goulart.

Sérgio Vieira
Diretor do filme Ivy Goulart vestido como palhaço no musical “Gente Criança”.

“Sei que ele parece um institucional, mas não é. Nunca ganhei um centavo de Governo, de patrocínios de ninguém para produzi-lo. Ele é independente e feito pelo amor a historia e a cultura do estado do Paraná. Foi um capricho meu”, completa.

Ivy viajou com o Comboio durante os quatro anos que este funcionou; além do que documentou por si mesmo, ele foi colecionando todo o material que a imprensa brasileira compôs durante este período e hoje é o único que possui este clipping completo.

Com a proposta de “levar a arte onde esta não chega”, o Comboio foi um tremendo sucesso – até o governo mudar e aquele que assumiu não dar continuidade ao projeto. Os nove ônibus ainda existem, abandonados em um estacionamento. José Wilker faz a narração do documentário.

Serviço:

MeMostra! Filmes Independentes

Data: 30 de setembro, quarta-feira.

Horário: 19h

Local: Paço da Liberdade SESC Paraná – Pç. Generoso Marques, 189

Ingressos: R$4,00 / meia R$2,00

Filmes: Na Rota do Comboio Cultural (25 minutos / 2008 / Rio de Janeiro e Curitiba), Faxinais: Uma História de Luta e amor a terra (15 min / 2008 / São João do Triunfo – PR), Vida de Balcão (2007 / 17 min / Curitiba), Casamenteiras ( 2008 / 7 min / Londrina)