Inverno promete ?Noite de Leituras Poéticas? na Biblioteca Pública

A Biblioteca Pública do Paraná vai marcar a chegada do inverno com duas atividades culturais nesta quarta-feira (21). A ?Escola de Cantores São Pio X? traz uma exposição documental, no hall térreo, contando os 70 anos de sua história, e no final da tarde, às 18h, grupo de poetas, liderado por Edson Vulcanis, apresentará a ?I Noite de Leituras Poéticas?, no Auditório Paul Garfunkel. Alecsander Mattos, Cristiano Farias, Paulo Mattos, Batista do Pilar, Antônio Thadeu Wojcieshowski, Adriano Smaniotto e Oliver Toth fazem leituras poéticas com declamações de poemas que revelam a alma curitibana.

A ?Escola de Cantores São Pio X? foi formada por grupo de eméritos professores, músicos e profissionais liberais, em junho de 1936, na Catedral Metropolitana de Curitiba. O maestro fundador foi o professor Francisco José Gomes Ribeiro e o primeiro presidente monsenhor Ladislau Kulla, então vigário da Catedral. Ali nascia o primeiro coral do Paraná. Segundo o atual presidente, Ori Stoco, nestes 70 anos, a escola tem muita história para contar. ?A ela pertenceram pessoas ilustres da sociedade curitibana e do meio musical. O coral se apresentou pelo interior do Paraná e Santa Catarina?, conta.

A mostra, que ficará em cartaz até o próximo dia 4, vai apresentar a caminhada deste grupo musical que se renova no decorrer do tempo e não mede esforços para manter vibrante a beleza do canto coral, que tem como lema: ?A boa música alegra o coração dos homens.?

Poesia

Édson de Vulcanis é poeta, ator amador (Grupo de Teatro Amador Banco Itaú -1982), sonoplasta, letrista, bacharel e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná. É especialista em gestão escolar. Iniciou suas atividades de produção e comunicação social em 1984. Além de organizar, planejar e produzir eventos, idealizou a 1ª Exposição Internacional de Fanzines (1988).

Serviço:
I Noite de Leituras Poéticas ? Texturas Curitibanas
Local: Auditório Paul Garfunkel da Biblioteca Pública do Paraná ?
Rua Cândido Lopes, 133
Data: 21 de junho
Horário: 18h

Voltar ao topo