Inverno negro no São Paulo Fashion Week

O São Paulo Fashion Week segue em seu quarto dia e está difícil de selecionar para esta matéria os desfiles mais bonitos da temporada de moda paulista até agora.

Na segunda-feira, ainda era o segundo dia desfiles, e já passavam pelas passarelas montadas na Bienal do Ibirapuera, alguns dos nomes mais fortes da cena fashion brasileira, gente reconhecida pelos trabalhos autorais como Isabela Capeto, Ronaldo Fraga, Alexandre Herchcovitch, Forum Tufi Duek (a marca de prêt-à-porter de luxo do estilista), Do Estilista (assinada por Marcelo Sommer) e Lino Villaventura.

Lino fez um desfile muito bonito, mais comercial e deixou um pouco de lado nesta temporada outono-inverno 2009 as cores. O estilista cearense mostrou uma coleção cheia de mistérios e inteiramente preta (pelo menos eram o que todos achavam).

Teve saias volumosas, blusas e quimonos-paletós ou quimonos-coletes com sutil inspiração oriental. Teve também casacos-capas plissados sobre calças bem justas e vestidos pretinhos que passam longe do básico, como tudo o que Lino faz.

Ronaldo Fraga arrasou e foi responsável por uma das apresentações mais emocionantes da temporada. Bonecos do grupo Giramundo estavam na cenografia como palco para a coleção, batizada de Tudo é risco de giz, que homenageou o criador do grupo, Álvaro Apocalypse. Modelos da “melhor idade” e crianças levavam no corpo as criações de Fraga, com silhueta confortável e tecidos estruturados e estamparia divertida.

Os desfiles de Waldemar Iódice e Tufi Duek confirmaram a alta qualidade das coleções que estão sendo apresentadas nesta 26.ª edição da SPFW. A Iódice segue neste outono-inverno com seu trabalho em alfaiataria inaugurado no verão 2009. No desfile, realizado ontem no shopping Iguatemi, Waldemar resgatou os cortes angulares do estilista francês Thierry Mugler e o futurismo dos anos 1980s.

A silhueta de ombros pontudos e cintura marcada, em comprimentos curtos, pontua toda coleção, em cartela de cores que privilegia o preto, fortíssima tendência para o inverno brasileiro, com um pouco de rosa ao final.

Como muitos estilistas estão fazendo por conta do medo da crise, Valdemar Iódice limpou-se de excessos na apresentação e direcionou o foco para o produto, que nesta temporada parece bastante verdadeiro às necessidades da marca e de suas clientes. A modelo Flavia Oliveira foi quem abriu o belíssimo desfile da Forum Tufi Duek, que tinha como cenário um vídeo de cavalos em movimento.

Ponchos, franjas, bombachas, coletes e cavalos (baixos) emprestam o sabor dos pampas ao inverno da grife, que fez um desfile com mulheres lindas com rabos de cavalo feito crinas, em muito preto e branco, tendo a silhueta desenhada por leggings e stocking boots, além de muito couro. Desfilam hoje Reinaldo Lourenço, Erika Ikezili, OESTUDIO, Ellus, Wilson Ranieri, V.ROM e Animale.

Voltar ao topo