Invasões, primeira mostra de Estradioto

Pintura a óleo e gravuras em metal são os trabalhos exibidos a partir de hoje em Invasões, primeira exposição individual do artista curitibano Antônio Estradioto, na Galeria Espaço de Arte. Ao todo, o acervo abrange dez telas na mostra Invasões. Em paralelo, outras seis gravuras em metal produzidas recentemente revelam a coletividade e versatilidade da produção. ?Minha paixão sempre foi a pintura, posso trabalhar em qualquer lugar pelo diferencial do espaço, que ao contrário da gravura não precisa ser muito amplo?, afirma Estradioto.

As obras mostram equilíbrio entre as cores e formas – a influência da técnica da gravura é evidenciada, já que o autor é graduado em Gravura pela Escola de Belas Artes do Paraná. Segundo ele, o estudo das gravuras dá uma condição mais ampla para o pintor exprimir suas idéias com o pincel. Do conhecimento dessas duas vertentes das artes plásticas, Invasões busca brincar com a arte. ?A arte é algo externo a nossa pessoa e pode ser apreciada e produzida em qualquer lugar devido a seu caráter universal?, afirma.

Estradioto levou um ano na produção das dez telas, cada uma surgindo no seu momento. ?Iniciei várias telas ao mesmo tempo e dependendo do meu momento trabalhava em uma ou outra. A inspiração é espontânea e pode vir das mais variadas sensações, mesmo quando estou deprimido tento produzir?, explica.

Novas técnicas e materiais não-convencionais foram aplicados com as mãos, pincéis e espátulas. A tinta a óleo é a base dos quadros, mas junto dela o artista aplicou uma massa acrílica que foi trabalhada até um certo ponto. ?A tinta aceitou bem a massa, mas ainda estou aprimorando o processo para trabalhos futuros?, revela.

Serviço:
Exposição individual do artista plástico Antônio Estradioto abre hoje, às 20h, na Galeria Espaço de Arte (Rua Alberto Folloni, 1534). Os trabalhos ficam à mostra até o dia 30 de julho, com entrada gratuita. Mais informações pelo telefone (41) 3352-5901.

Voltar ao topo