Instituto Ayrton Senna lança livro

Uma das entidades que mais trabalham para o aprimoramento social, com o principal enfoque nas crianças carentes, o Instituto Ayrton Senna, lançou ontem, em parceria com a Unesco, Educação para o Desenvolvimento Humano, um livro sobre tecnologias sociais em educação para o desenvolvimento humano. A nova obra possui 192 páginas e fala da experiência da organização em criar tecnologias sociais de ponta para a educação de crianças e jovens.

O livro faz parte das atividades e lançamentos nos 10 anos da fundação do Instituto Ayrton Senna, que era o sonho do piloto tricampeão de F1 apoiar e ajudar as crianças brasileiras, neste caso, uma obra voltada aos profissionais do terceiro setor, governo ou mundo empresarial. Com chancela da Unesco, a publicação apresenta um amplo leque de tecnologias sociais de ponta, testadas e validadas e altamente eficazes na promoção de oportunidades educativas dentro e fora da escola, que garantam o desenvolvimento a crianças e jovens. O objetivo é que, desta forma, essas tecnologia sociais possam ser reproduzidas criando novas oportunidades educativas de qualidade para que as novas gerações desenvolvam suas competências (pessoais, cognitivas, relacionais e produtivas).

Educação para o Desenvolvimento Humano é um raio-X da atuação do Instituto Ayrton Senna. A base do seu trabalho são os Quatro Pilares da Educação para o Século 21, da Unesco (aprender a ser, a conviver, a conhecer e a fazer), transformados em práticas cotidianas dos Programas.

Biblioteca Instituto

Ayrton Senna

A Biblioteca foi lançada em 2003, em parceria com a editora Saraiva, e faz parte da estratégia do Instituto de disseminar as tecnologias sociais que constrói e implementa em todo o Brasil para que muitos outros possam fazer e fazer melhor pelas novas gerações de brasileiros.

A partir de março, o livro poderá ser encontrado nas livrarias Saraiva,. “Esta obra é fruto da estratégia que adotamos: compartilhar o que construímos e, assim, dar mais um passo no enfrentamento do megadesafio de propiciar condições dignas às novas gerações para que se desenvolvam num meio de maior eqüidade social e tenham os subsídios necessários para a construção de uma nova nação de igualdades, oportunidades e conquistas”, afirma Viviane Senna, presidente do Instituto.

ONG já ajudou 4 milhões

O Instituto Ayrton Senna é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que tem como missão contribuir na criação de oportunidades de desenvolvimento humano para as novas gerações. Em sua caminhada de dez anos, o Instituto criou, implantou, avaliou e sistematizou diversas tecnologias sociais de ponta que configuraram inúmeros programas sociais, atingindo 3.931.000 crianças e jovens, em 24 estados brasileiros. Os programas são voltados à educação formal (alfabetização, aceleração de aprendizagem e gestão escolar) e à educação complementar (esporte, comunicação, tecnologia, arte e desenvolvimento sustentável). A principal fonte de recursos para o financiamento do Instituto são os royalties obtidos com licenciamentos das marcas Senna, do personagem Senninha e da imagem de Ayrton Senna, integralmente doados ao Instituto pela família do piloto.

Voltar ao topo