Inscrições para Festival de Dança de Joinville vão até o final de março

O 26.º Festival de Dança de Joinville recebe até o final deste mês as inscrições para a mostra competitiva, palco aberto e meia ponta. A estimativa é que sejam selecionados uma média de 250 grupos. O festival, que acontece de 16 a 26 de julho, já definiu as companhias profissionais que farão parte da programação. Este ano o público terá a oportunidade de assistir ao espetáculo de três companhias vindas de São Paulo (Luis Arrieta, Riscas Cia. de Dança e Cia. Borelli), uma do Rio de Janeiro (Cia. de Niterói) e duas do Rio Grande do Sul (Ney Moraes Grupo de Dança e Grupo Gaia Dança Contemporânea).

De acordo com a diretora executiva do festival, Iraci Seefeldt, toda a programação do evento será divulgado em maio, depois da seleção dos trabalhos. Ela estima que mais de mil grupos e 1,7 mil coreografias participem da seleção. Entre as novidades desta edição, comenta Iraci, estão a abertura de inscrições para a mostra competitiva de solos, duos e trios. ?Antes só era possível conjunto. Agora abrimos a possibilidade de mais participantes e de performances mais ousadas?, comentou.

Nos palcos abertos também haverá novidades. Eles vão reunir todos os gêneros de dança. Outro enfoque do festival será o Encontro das Ruas, um espaço para a cultura hip hop, com mostra de grafite, batalhas nos estilos b-boy e freestyle, além de disputas de MCs e apresentações de DJs e rappers. Apesar de toda a diversidade, Iraci ressalta que o grande foco do festival está no seu aspecto didático. ?Além de ser uma mostra ou vitrine para estudantes e jovens bailarinos, o festival tem como ponto importante os cursos e oficinas. É um lado mais acadêmico que visa a troca de informações e discussões teóricas e sobre a dança?, ponderou.

Só para cursos e oficinas estão sendo ofertadas duas mil vagas. Cerca de 70% delas estão abertas e o restante será disponibilizada a partir de junho, depois da seleção para a mostra. Todas as informações sobre o 26.º Festival de Dança de Joinville podem ser obtidas pelo site www.festivaldedanca.com.br. 

Voltar ao topo