Imortais da Academia discutem sobre vestibular

Professores, estudantes e amantes da literatura da comunidade em geral recebem hoje no Estação Embratel Convention Center quatro escritores membros da Academia Brasileira de Letras (ABL). Os inscritos participam da terceira edição do Livro Em Cena, projeto organizado pelo Colégio Decisivo. O público confere Lygia Fagundes Telles, Nélida Pinõn, Arnaldo Niskier e Cícero Sandroni discutir as dez obras indicadas para o processo seletivo da UFPR. O evento tem início às 8h e se estende até as 18h30, horário em que os alunos receberão os certificados de participação.

A lista de obras do vestibular tem os mesmos títulos do ano passado. Os livros abrangem os períodos romântico, realista, moderno e as tendência contemporâneas da literatura nacional. São eles: Dom Casmurro, de Machado de Assis; Meus poemas preferidos, de Manuel Bandeira; Seminário de ratos, de Lygia Fagundes Telles; Leão de chácara, de João Antônio; Terras do sem fim, de Jorge Amado; Como e porque sou romancista, de José de Alencar; Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida; O pagador de promessas, de Dias Gomes, Muitas vozes, de Ferreira Gullar e O santo e a porca de Ariano Suassuna.

Além dos quatro autores, o professor de cursinho e escritor Juarez Poletto também comenta duas das obras, assim, os dez títulos são divididos entre os cinco literatos. Após a discussão das obras, o professor media uma mesa-redonda com os quatro escritores sobre a Criação e Crítica Literária. Segundo Poletto, o evento é uma forma de aproximar escritores e leitores e também serve de incentivo ao hábito de leitura.

 Serviço:

Livro Em Cena com imortais da ABL, hoje, a partir das 8h, no Estação Embratel Convention Center. As inscrições para o vestibular UFPR vão do dia 20 de agosto até 15 de setembro.

Voltar ao topo