Idas e vindas

A vida de Mariana Guives virou de cabeça para baixo quando foi confirmada no elenco da novela Cristal, adaptação do SBT para a trama mexicana homônima. Para ela, que depois de tantas portas fechadas já tinha buscado outro rumo para sua vida, a notícia veio como um verdadeiro turbilhão. "Já tinha me desencantado. Preferi dar outro rumo ao meu futuro", confessa a atriz niteroiense, que estava trabalhando na indústria farmacêutica e cursando faculdade de jornalismo.

 Mesmo com alguma experiência em televisão e teatro, Mariana já estava sem expectativa de conseguir uma oportunidade na tevê. Antes de entregar os pontos de vez, decidiu fazer outra tentativa e encarou mais um teste. "Fui sem a menor esperança. Nem fazia idéia de qual seria o personagem", lembra a atriz que, apesar disso, ficou satisfeita com sua atuação na seletiva. Foi a sua "deixa". Agora, ela está de malas prontas para se mudar para São Paulo para dar vida à ambiciosa modelo Dominique. "Nem acreditei quando recebi o telefonema. O diretor de produção me ligou querendo uma resposta imediata. Não pensei duas vezes", revela Mariana, que além de abandonar emprego e faculdade, adiou seu casamento, marcado para o final deste ano.

 Mesmo com toda essa virada em sua vida, a rotina de ponte-aérea de Mariana ainda está tranqüila. Por enquanto, ela deixa Niterói rumo a São Paulo um dia por semana, apenas para reuniões de elenco. A atriz já está com tudo pronto, no entanto, para se mudar de vez e iniciar as gravações. "Estou adorando todas essas mudanças. É uma oportunidade ímpar na minha vida", comemora.

 Apesar de ainda saber pouco sobre seu papel na trama, ela adianta que a história de sua personagem em Cristal vai se desenvolver na Casa Vitória, um ateliê de alta costura que fomenta os principais desfiles da novela. Mesmo com a bem-sucedida carreira no mundo da moda, Dominique vai se sentir ameaçada com a chegada da novata Cristal, vivida por Bianca Castanho. A partir daí, a história envolve inveja, ambição e intrigas. "Estou numa expectativa muito grande com o papel. Agora sei que é isso que quero e vou investir com tudo", avisa.

 Apesar de ter poucas informações sobre a personagem, Mariana não esconde sua euforia e se adianta na composição de Dominique. Para isso está analisando filmes e livros relacionados ao universo da moda. "Quero entender essa realidade, desde a maneira como elas andam até os distúrbios como a bulimia e a anorexia ", aponta.

 A história de Mariana sob os holofotes começou cedo, quando ela ainda tinha 13 anos. Na época, a atriz mirim usava aparelho nos dentes e teve de ter muito "jogo de cintura" na hora de decidir o que queria conquistar. "Fui no dentista apertar o aparelho e disse que meu pai mandou tirá-lo. Inventei isso por que queria fazer um teste", lembra aos risos. No dia seguinte, convenceu seus pais a inscrevê-la na seleção e na mesma semana foi escolhida para o elenco da novela Fera Ferida, exibida pela Globo em 1993.

 Depois da novela, Mariana participou do Clube da Criança, da extinta Rede Manchete, e não parou mais. Fez comerciais, participou de desfiles, fez uma pequena participação no filme As Meninas, de 1995, e ficou em cartaz no teatro com a peça Confidências e Confusões Masculinas, de Leandro Neri, durante quatro anos.

 Hoje, aos 25 anos, Mariana Guives encara com maturidade a chance de mudar novamente o rumo de sua vida profissional. Apesar de estar decidida a fazer foco na carreira de atriz, ela parece consciente das dificuldades do mercado. Assim que a novela acabar, Mariana pretende voltar para Niterói e terminar sua faculdade, apesar de garantir que sua prioridade é investir a sério na novela e fazer o máximo de contatos que puder. "Acho que hoje em dia vai ser mais fácil para mim conseguir outras oportunidades e permanecer", torce.

Voltar ao topo