Iconografias de Debret em debate

A Fundação Cultural de Curitiba realiza hoje a 11.ª edição do projeto ?Hora da Prosa-Conversas sobre Patrimônio Cultural?, tendo como convidado o arquiteto especialista em restauração, José La Pastina Filho. A palestra, às 18h, na Casa Romário Martins, tem como tema ?J.B. Debret – Iconografia de cidades do sul do Brasil?. Durante a palestra, estará em exposição uma obra original de Jean Baptiste Debret, pertencente ao acervo da Casa da Memória da Fundação Cultural de Curitiba.

La Pastina vai falar sobre as obras realizadas pelo pintor francês Jean Baptiste Debret durante sua viagem ao Brasil, entre 1816 e 1831, com a Missão Artística Francesa. Parte do material produzido pelo artista foi publicada no livro Voyage Pittoresque et Historique au Brèsil, mas, segundo La Pastina, há erros na identificação de muitas das gravuras litografadas, bem como nos originais em aquarela.

José La Pastina Filho é formado em Arquitetura pela Universidade Federal do Paraná (1973), especialista em Restauração pela Universidade de São Paulo (1974). É funcionário do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, superintendente regional da 10.ª SR/Iphan/PR, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR e secretário geral do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios – Icomos/Brasil. É autor de vários projetos de restauração no Paraná, entre eles a Casa Lacerda e o Theatro São João, na Lapa, e a Fortaleza da Ilha do Mel. É autor do Manual de Conservação de Telhados, publicado pelo Iphan em 2005. Publicou também os artigos ?Plantadores de Urbes?, no livro Tradição/Contradição (Seec/PR, Curitiba -PR, 1986) e ?Tanque de Guerra?, no livro 300 e Tantas Histórias de Curitiba: Coletânea (Artes & Textos, Curitiba -PR 2002).

?Ao realizar estudos da evolução urbana de cidades paranaenses, cujo desenvolvimento incluía o uso de fontes iconográficas, verifiquei erros na identificação de muitas obras, hoje pertencentes ao acervo do Museu Castro Maia, no Rio de Janeiro?, explica o arquiteto. Na palestra, La Pastina mostrará a metodologia desenvolvida para o estudo dessas gravuras e a revelação da correta identificação de várias cidades do sul do Brasil, como Paranaguá, Guaratuba, Antonina, algumas cidades de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Serviço:

11.ª edição do projeto Hora da Prosa – Conversas sobre Patrimônio Cultural – ?J.B. Debret – Iconografia de cidades do sul do Brasil?, com José La Pastina Filho Casa Romário Martins (Largo da Ordem, 30), hoje, às 18h. Entrada franca.

Voltar ao topo