Humoristas da TV também fazem sucesso na internet

Engana-se quem pensa que a piada acaba quando a câmera é desligada ou as cortinas caem. Para humoristas como Bruno Mazzeo, Danilo Gentili e Marcos Mion, o ‘trabalho’ de fazer rir continua na internet. Com o mesmo humor que os caracteriza no mundo real, seus blogs pessoais têm milhares de fãs virtuais. “Tem gente que diz que ri com o que eu escrevo. Vai saber, né? Eu fico impressionado é com a quantidade de pessoas que fica lendo besteira na internet”, brinca Danilo Gentili, do CQC (Band), que desde 2001 possui o blog danilogentili.zip.net.

Para Bruno Mazzeo, que acabou de gravar a novela Beleza Pura, sua página na internet (bloglog.globo.com/brunomazzeo), que existe desde o ano passado, é mais uma forma de se divertir do que uma ferramenta de trabalho. “É um espaço meu, ali tenho a liberdade para falar do que eu quiser. Já falei de futebol, da estátua do Carlos Drummond de Andrade, em Copacabana. Obviamente tem temas que pedem mais atenção como a virgindade da Ângela Bismachi. Adoro também pegar no pé dos ex-BBS’s.

Ao abordar diversos assuntos, cada um deles acabou se especializando em uma área. “Falo de coisas que acontecem comigo conto casos”, explica Gentili. Já Mazzeo fala do cotidiano. “Tudo o que vejo ou leio é fonte de inspiração. Exponho até coisas bem pessoais às vezes.” Já Marcos Mion (bloglog.globo.com/marcosmion), da MTV, opta por tirar um sarro dos colegas. “Me divirto muito analisando os blogs das celebridades. É quase uma postura profissional já. Foco bastante na galera global, eles sempre têm festinhas, aí surge coisa boa.

Tanta irreverência, no entanto, pode trazer problemas aos blogueiros famosos. “As pessoas de quem comento no blog nunca chegaram a reclamar comigo de fato, mas já ouvi comentários”, conta Mion. “Sempre tem um xiita, como chamo essas pessoas, que reclama demais. Eles são poucos, mas conseguem ser malas. Já tive até de deletar comentários”, diz Mazzeo, que não se conforma com a maneira como alguns leitores o atingem. “O que mais me irrita são os burros e os chatos. Já tive de ler por exemplo que ser ator é muito fácil, por isso fico falando das pessoas. Pode?”, lembra. “E o pior de tudo é que eles não têm argumentos. Eles ficam bravos comigo e falam: você é um chato, bobo e cabeça de melão. Acabo me divertindo.”

Apesar de encararem seus blogs como um lazer, Gentili, Mion e Mazzeo acabaram incorporando suas ‘obrigações virtuais’ à rotina de trabalho. Eles ‘postam’ textos novos, em média, uma vez por semana – a periodicidade na atualização é importante para manter os ‘leitores’. “Já faz parte do meu trabalho. Às vezes não tenho inspiração, mas não gosto de ficar sem escrever”, diz Mazzeo. O mais aplicado da turma é Mion, que escreve três vezes na semana. “As pessoas gostam das besteiras que eu falo. Estou sempre na correria, mas arrumo tempo, escrevo até de madrugada”. As informações são do Jornal da Tarde.