Homenagem a Jacob do Bandolim

Acontece hoje o primeiro show do “Terça Brasileira no Paiol” de 2004, que integra a programação do projeto “Música em Pauta”, realizado pelo ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura. Os músicos do Clube do Choro de Curitiba vão apresentar canções do disco Vibrações (1967), de Jacob do Bandolim. O repertório gravado pelo compositor será executado na íntegra, reproduzindo inclusive alguns arranjos originais. O disco Vibrações, gravado com o lendário Conjunto Época de Ouro, além de composições do próprio Jacob, apresenta obras de Pixinguinha e Ernesto Nazareth e tem a direção musical de João Egashira e Gabriel Schwartz. Esse concerto faz parte da Semana Jacob do Bandolim, alusiva à comemoração do Dia Nacional do Choro (23 de abril), data em que nascia Pixinguinha, “o mestre maior”.

O disco é considerado uma obra referencial, divisor de águas da história da música instrumental brasileira, em particular do choro. Pixinguinha consagrou o choro como gênero musical e tempos depois, o Jacob fez sua leitura do choro, a partir da leitura da perspectiva do choro de Pixinguinha.

Além deste evento, na quarta-feira acontece uma mesa redonda, “Bendita Herança de Jacob”, no Solar do Barão. Farão parte da conversa sobre as influências e a importância das composições e pesquisas de Jacob do Bandolim e outros personagens da história da Música.

Serviço:

Terça Brasileira no Paiol, uma homenagem a Jacob do Bandolim. Hoje às 20h no Teatro do Paiol – Praça Guido Viaro, s/n.º – Prado Velho.

Voltar ao topo