Uma homenagem ao cineasta e ator Anselmo Duarte (que em 2007 completa 87 anos de idade e 65 de carreira artística), uma competição reunindo os curtas-metragens e vídeos ven-cedores das principais premiações no ano de 2006 e uma seleção de curtas franceses do Festival de Contis. Este o cardápio preparado para a segunda edição do Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual, que acontece de 9 a 13 de janeiro.

continua após a publicidade

Completam a programação mostras não-competitivas bra-sileiras de longas-metragens e de filmes infanto-juvenis, oficinas técnicas audiovisuais, encontro de entidades paulistas de audiovisual, oficina de cineclubismo, debates e coletivas.

Anselmo Duarte, que dirigiu o clássico O pagador de promessas (1961), filme vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, é o principal homenageado do Festival de Atibaia. O evento exibe, na cerimônia de abertura (no dia 8 de janeiro, segunda-feira), o documentário De salto para o cinema, que aborda a vida e a carreira de Anselmo Duarte.

Os curtas e vídeos brasileiros que integram as mostras competitivas concorrem a premiações em dinheiro e viagens à França. O melhor curta-metragem em 35mm recebe R$ 16 mil e participação no Festival de Contis em julho de 2007. O melhor vídeo ganha R$ 8 mil e também viagem a Contis. O festival francês traz a Atibaia uma seleção de trabalhos de sua última edição.

continua após a publicidade

Entre outros curtas, estão na programação Alguma coisa assim (Esmir Filho), Eletrodoméstica (de Kleber Mendonça Filho), Deu no jornal (Yanko del Pino), O Som da luz do trovão (Petrônio Lorena), O maior espetáculo da Terra (Marcos Pimentel), No princípio era o verbo (Virgínia Jorge) e De restos e das solidões (Petrus Cariry).

 Destacam-se entre os vídeos Arquitetos do mar (Marcelo Abreu Góis), Lectures (Consuelo Lins), A Resistência do vinil (Eduardo Castro), O fim do mundo (Alan Langdon), máscara ou pertença (Alexandre Veras ) e Canto de cicatriz (Laís Chaffe). 

continua após a publicidade