O cravista e maestro inglês Christopher Hogwood, um dos maiores nomes da música historicamente informada, morreu na quarta-feira, 24, em sua casa em Cambridge, aos 73 anos, depois de lutar contra uma doença não revelada.

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Responsável por mais de 200 gravações com a Academy of Ancient Music de Londres, que criou em 1973 e dirigiu até 2006, Hogwood estudou cravo com Gustav Leonhardt e integrou a Academy of St. Martin in the Fields, regida por Sir Neville Marriner. Fez a primeira integral das sinfonias de Mozart e registrou as primeiras 79 das 104 sinfonias de Haydn com instrumentos de época ou réplicas exatas.

Musicólogo e pesquisador rigoroso, Hogwood fez restauros importantes de manuscritos de música antiga e também do período clássico (Haydn e Mozart). Transformou em celebradas gravações o resultado dessas pesquisas.

Esteve com a Academy of Ancient Music várias vezes no Brasil nos anos 80 e 90, no auge de seu prestígio mundial. Em 1980, gravou uma leitura de referência do oratório O Messias de Haendel, de 1980, com a soprano Emma Kirkby e o contratenor James Bowman. Ela foi incluída pela revista BBC Music como um dos 20 melhores discos de todos os tempos.

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Seu magnífico trabalho, ao lado dos de Nikolaus Harnoncourt, Roger Norrington, John Eliot Gardiner e Trevor Pinnock, entre outros, criou novos padrões de interpretação para a música antiga em instrumentos de época. Aos poucos, os grupos de música antiga avançaram sobre o repertório clássico de Haydn-Mozart-Beethoven e nas últimas décadas estas releituras que pretendem reproduzir a sonoridade original das obras musicais chegou ao século 20, com leituras historicamente informadas até da Sagração da Primavera, de Stravinski.

Seu temperamento forte o fez ser chamado, a certa altura de sua carreira, de “Karajan da música antiga”. O fato é que ele foi um dos responsáveis pela mudança no modo como as orquestras modernas interpretam o repertório do período clássico. Hoje, quando tocam Haydn, Mozart e mesmo Beethoven, as orquestras optam por efetivos reduzidos, com cordas sem vibrato e andamentos mais acelerados – lições dos grupos historicamente informados como a AAM de Hogwood.

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Grande parte de suas gravações para o selo L’Oiseaux-Lyre está disponível. No iTunes, você ouve a integral das sinfonias de Mozart e também Música Aquática e O Messias, de Haendel.