História da MPB vista por paranaenses

Cantando a História com o grupo vocal Garganta Profunda é um desses CDs que deveriam ser divulgados em todo o País, nas escolas, nas associações, nas entidades de classe, nas repartições públicas e nas rádios.

Trata-se de uma produção do Grupo Positivo, que decidiu homenagear dois de seus professores, Luciana Worms e Wellington Costa, que recentemente lançaram o livro Brasil Século XX – Ao Pé da Letra da Canção Popular, publicação que venceu no ano passado o Prêmio Jabuti, na categoria melhor livro didático de Ensino Fundamental e Médio.

Se é possível obter um panorama de cem anos de MPB, esse CD tentou e conseguiu cobrir da melhor maneira possível. Do romantismo de Jura (Sinhô) à contemporaneidade de Parabolicamará (Gilberto Gil), passando por Feitiço da Vila e Ponteio, a história da música brasileira no século passado está bem coberta com esses 15 clássicos.

Enfim, o CD procura sintetizar a aventura musical brasileira em arranjos inéditos, elegantes, com o grupo Garganta Profunda, criado em 1985 pelo maestro Marcos Leite (1953-2002) – Regina Lucatto, Kátia Lemos, Celso Branco, Maurício Detoni, Marcelo Caldi e Fabiano Salek e mais os músicos Alexandre Caldi (flauta, flautim, saxes soprano, alto e tenor); Eduardo Krieger (violão, cavaquinho e contrabaixo) e Fábio Luna na flauta.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.