Hip-hop provoca mudanças radicais em Harvard

O hip-hop provocou mudanças radicais no programa de estudo da Universidade de Harvard, que teve de contratar um antropólogo lingüístico para dar aulas sobre esse gênero musical dos negros urbanos. A iniciativa foi uma forma de atenuar a crise surgida na universidade, desfalcada de dois de seus “astros”: Cornel West e Anthony Appiah.

O primeiro transferiu-se para a rival Universidade de Princeton devido a uma polêmica pública com o presidente de Harvard, Lawrence Summers, depois que este manifestou desagrado pelo fato de West ter gravado um single de hip-hop intitulado “Sketches of my culture”.

A universidade sofreu logo em seguida o afastamento de outro “gênio”, o filósofo africano K. Anthony Appiah, que também foi para Princeton, mas por motivos pessoais.

Num esforço para contornar o problema e as constrangedoras acusações de preconceito racial, Harvard anunciou a contratação de cinco professores para o departamento de estudos afro-americanos, além de criar um novo curso sobre as línguas africanas.

Voltar ao topo