Herbert Vianna volta aos palcos e emociona

Os Paralamas do Sucesso voltaram a tocar juntos na madrugada de hoje, pela primeira vez desde dezembro de 2000. A apresentação ocorreu no show do grupo Reggae B, criado há um ano por Bi Ribeiro, o baixista do grupo, e emocionou as quase mil pessoas que estavam no Ballroom, no Rio. O baterista Barone já estava no palco, dando uma canja, quando Herbert chegou na cadeira de rodas empurrada por Dado Villa-Lobos, que foi do Legião Urbana. ?Vamos tocar uma coisa nova dedicada a um passado recente. A cabeça do malandro aqui voltou a ter um mínimo operacional?, disse ele, antes de tocar ?O Calibre?, feita após seu acidente, em fevereiro de 2001. ?Eu tinha fragmentos e só recentemente terminei. Não é sobre meu caso pessoal.?

A música será o carro-chefe do disco ?Longo Caminho?, gravado este ano, com lançamento previsto para setembro ou outubro, agora em fase de masterização nos EUA. Terá só músicas inéditas, criadas antes do acidente em Mangaratiba, no Estado do Rio, quando o ultraleve de Herbet caiu no mar.

Apesar da cadeira de rodas, o guitarrista e compositor estava animado como nos antigos shows e cantou quatro músicas, duas do grupo inglês UB-40, ?All I Want to Do? e ?Cherry Oh Baby?, e duas dos Paralamas, o hit ?Meu Erro? e ?O Calibre?. O público ainda o saudou cantando ?A Novidade?, outro sucesso de Herbert Vianna.

A volta do grupo deixou eufóricos também os artistas que estavam no Ballroom, dando canja no show do Reggae B ou só assistindo. Segundo testemunhas, o trombonista Bidu Cordeiro e o Saxofonista Monteiro Jr. nem conseguiram tocar com o grupo, enquanto o baixista dos Titãs, Nando Reis, Dado Villa-Lobos, que foi do Legião Urbana, e George Israel, do Kid Abelha, que foram abraçar o amigo, chegaram a chorar. Emoção justificada pois, quando Herbert chegou ao hospital Copa d?Or, no dia 4 de fevereiro de 2001, um domingo, ele tinha só 10% de chances de sobreviver e os médicos eram reticentes quanto à sua recuperação.

O acidente aconteceu pouco depois de o grupo ter decidido tirar férias de alguns meses, para voltar e gravar um disco como no início da carreira, basicamente só baixo, guitarra e bateria. ?Longo Caminho? realmente terá apenas duas músicas com sopros e deve ser divulgado em turnê do grupo no ano que vem.

Voltar ao topo