Na quinta feira, dia 5 de março, o John Bull Blues Project traz a Curitiba o guitarrista de blues americano James Wheeler. Nascido em Albany, Geórgia, em 1937, Wheeler não seguiu o caminho comum dos jovens daqueles tempos: escutar blues e tocar a guitarra.

continua após a publicidade

Sua música favorita era a das big bands, como de Joe Staford, Glenn Miller e Duke Ellington. “Sempre afirmo que comecei escutando os caras mais difíceis. Por exemplo, Louis Jordan era meu favorito. Foi meu ídolo por muito tempo”, diz o músico.

Com 19 anos e preparado para uma mudança em sua vida, James foi ao norte para reunir-se com seu irmão Golden que era músico de blues e já residia em Chicago há alguns anos. Fez amizade com Little Walter e começou a tocar harmônica. Quando James chegou foi como seu irmão, prendido por o som do blues.

Entretanto, Golden estava tocando com Walter Smith, Donald Griffin, Johnny Swan e ocasionalmente com Eddie King e Willie Black. Deslumbrado por toda essa gente, James finalmente descobriu seu instrumento, conseguiu uma velha guitarra acústica Harmony com um microfone nela.

continua após a publicidade

Em 1963 decidiu formar sua própria banda The Jaguars. Era um trio formado por ele na guitarra, Johnny Howard no baixo e vocal mais o baterista Sam Burden. Durante os 10 anos seguintes, James Wheeler teve a oportunidade de tocar com grandes bluesmen como Mckinley Mitchell, B. B. King, Millie Jackson, Otis Clay e O. V. Wright.

Em 1986 ocorreu algo incrível: “Uma noite quando voltava para casa, meu irmão me disse que alguém estava me procurando. Quando perguntei de quem se tratava ele disse que era Otis Rush. Liguei para Otis e ele precisava de um guitarrista para ir a tocar no Kingston Miles o final de semana. Eu disse sim pensando que seriam apenas alguns dias mas acabou durando 7 anos”, conta.

continua após a publicidade

Foi Otis Rush quem incentivou James a cantar dando a ele um espaço em seu show. Em 1993, Wheeler uniu-se aos Mississippi Heats e gravaram tres discos. O primeiro disco solo Ready (Delmark 719), apresenta-o tal como é e, foi lançado no Brasil pela editora Abril.

James Wheeler é um dos segredos mais bem guardados do Chicago Blues. O show conta com a abertura de Emerson Caruso Trio, com Kosta Matevski e Glauco Caruso.

Serviço:

John Bull Blues Project com James Wheeler. Abertura com Emerson Caruso Trio. Dia 5 de março, às 22h, no John Bull Pub (Rua Mateus Leme, 2204). Ingressos: R$ 20,00. Informações: (41) 3252-0706 e www.johnbullpub.com.br