Guitarrista James Wheeler se apresenta em Curitiba

Na quinta feira, dia 5 de março, o John Bull Blues Project traz a Curitiba o guitarrista de blues americano James Wheeler. Nascido em Albany, Geórgia, em 1937, Wheeler não seguiu o caminho comum dos jovens daqueles tempos: escutar blues e tocar a guitarra.

Sua música favorita era a das big bands, como de Joe Staford, Glenn Miller e Duke Ellington. “Sempre afirmo que comecei escutando os caras mais difíceis. Por exemplo, Louis Jordan era meu favorito. Foi meu ídolo por muito tempo”, diz o músico.

Com 19 anos e preparado para uma mudança em sua vida, James foi ao norte para reunir-se com seu irmão Golden que era músico de blues e já residia em Chicago há alguns anos. Fez amizade com Little Walter e começou a tocar harmônica. Quando James chegou foi como seu irmão, prendido por o som do blues.

Entretanto, Golden estava tocando com Walter Smith, Donald Griffin, Johnny Swan e ocasionalmente com Eddie King e Willie Black. Deslumbrado por toda essa gente, James finalmente descobriu seu instrumento, conseguiu uma velha guitarra acústica Harmony com um microfone nela.

Em 1963 decidiu formar sua própria banda The Jaguars. Era um trio formado por ele na guitarra, Johnny Howard no baixo e vocal mais o baterista Sam Burden. Durante os 10 anos seguintes, James Wheeler teve a oportunidade de tocar com grandes bluesmen como Mckinley Mitchell, B. B. King, Millie Jackson, Otis Clay e O. V. Wright.

Em 1986 ocorreu algo incrível: “Uma noite quando voltava para casa, meu irmão me disse que alguém estava me procurando. Quando perguntei de quem se tratava ele disse que era Otis Rush. Liguei para Otis e ele precisava de um guitarrista para ir a tocar no Kingston Miles o final de semana. Eu disse sim pensando que seriam apenas alguns dias mas acabou durando 7 anos”, conta.

Foi Otis Rush quem incentivou James a cantar dando a ele um espaço em seu show. Em 1993, Wheeler uniu-se aos Mississippi Heats e gravaram tres discos. O primeiro disco solo Ready (Delmark 719), apresenta-o tal como é e, foi lançado no Brasil pela editora Abril.

James Wheeler é um dos segredos mais bem guardados do Chicago Blues. O show conta com a abertura de Emerson Caruso Trio, com Kosta Matevski e Glauco Caruso.

Serviço:

John Bull Blues Project com James Wheeler. Abertura com Emerson Caruso Trio. Dia 5 de março, às 22h, no John Bull Pub (Rua Mateus Leme, 2204). Ingressos: R$ 20,00. Informações: (41) 3252-0706 e www.johnbullpub.com.br

Voltar ao topo