Já pensou em conhecer Lisboa, em Portugal, tendo como base nada menos que as dicas turísticas de um dos moradores mais conhecidos da capital lusitana, o poeta Fernando Pessoa (1888 -1935)?

continua após a publicidade

É dessa maneira que leitores do livro Lisboa em Pessoa – guia turístico e literário da capital portuguesa, do jornalista literário João Correia Filho, sentem-se ao ler e colocar em prática as dicas que compõem a publicação. O livro, que traz mais de 100 lugares especiais de Lisboa, chega às livrarias neste mês.

Tendo como base o livro Lisboa: o que o turista deve ver, escrito por pessoa em 1925, mas editado apenas em 1992, Correia Filho conseguiu criar esse roteiro turístico, forma como ele mesmo define o livro. “Obviamente que Pessoa passou por locais que não existem mais nos dias de hoje, mas os principais pontos visitados naquela época já existiam e estão no livro”, diz.

A partir disso, o jornalista fez um mapeamento do roteiro daquela época destacando os locais mais visitados. “Nessa seleção estão aqueles espaços que considerei mais interessantes aos turistas”, conta.

continua após a publicidade

A torre de Belém, o Mosteiro dos Jerônimos, a estátua do Marquês de Pombal e o Castelo de São Jorge são alguns exemplos dos pontos turísticos indicados por Pessoa e por Correia Filho.

Além das informações provenientes do livro de Pessoa, Correia Filho entrou em contato com pesquisadores portugueses no intuito de colher mais histórias sobre a cidade. “Consegui mais informações em livros de Juarez Pedrosa, Eça de Queiroz, José Saramago, Mário de Carvalho, entre outros. Finalizar o guia foi como montar um quebra-cabeça”, explica. Além dos pontos turísticos, Lisboa em Pessoa traz ao leitor lugares ligados à vida do poeta, tais como o Café A Brasileira e própria casa de Fernando Pessoa, que atualmente abriga um centro cultural.

continua após a publicidade

Portanto, quem está com a viagem marcada ou querendo conhecer a capital, Lisboa em Pessoa pode trazer roteiros recheados de histórias e literatura portuguesa. “O livro é um bom companheiro. Traz a alma portuguesa descrita por aqueles que esmiuçaram a cidade. A essência dos escritores tira o turista da superficialidade de uma cidade nova”, define.

Serviço

Lisboa em Pessoa – Guia turístico e literário da capital portuguesa. Autor: João Correia Filho. Editora LeYa. N.º de páginas: 376. Preço: R$ 79,90.