O maestro John Neschling e o prefeito de São Paulo Fernando Haddad lançaram na manhã dessa terça, 30, o projeto Municipal da Cidade. Ao longo do segundo semestre, corpos estáveis do Teatro Municipal – orquestras, corais, grupos de câmara e balé – farão 138 apresentações em espaços como terminais de ônibus, igrejas, cemitérios e escolas do município. No próprio teatro, serão realizadas apresentações para motoristas e cobradores de ônibus, e professores da rede pública terão acesso a ensaios abertos. O projeto foi aberto oficialmente nessa terça com uma apresentação de músicos da Orquestra Sinfônica Municipal, do Coral Lírico Municipal e de artistas do Balé da Cidade no Terminal Parque Dom Pedro, na região central da cidade.

continua após a publicidade

“Os ingressos cobrados pelo Municipal são às vezes mais baratos do que um jogo de futebol ou mesmo de um cinema, mas só cabem 1.400 pessoas dentro do teatro. A ideia desse projeto é levar o teatro e seus grupos até o público, em espaços do cotidiano das pessoas”, disse Haddad. “Iniciativas como essas podem transformar as pessoas e, nesse sentido, também a cidade. E isso faz parte de um pedido meu para a Secretaria de Cultura de pensar em uma política permanente para a música na cidade, o que vai desembocar na criação de uma lei de fomento específica para a área, como já existe com o teatro, a dança e agora também com o cinema”, completou.

As apresentações vão ocorrer nos terminais Parque Dom Pedro, Capelinha, Pirituba, Cidade Tiradentes e Sacomã; na Paróquia São Geraldo de Perdizes, Igreja Santa Teresinha, Capela do Colégio Sion, Igreja Imaculada Conceição e Paróquia do Santíssimo Sacramento; e no Cemitério da Consolação. Na Praça das Artes e no Municipal, serão realizados 60 concertos didáticos para crianças, com Pedro e o Lobo, de Prokofiev, e uma versão da ópera A Flauta Mágica, de Mozart. “O projeto se insere em uma nova ideia de cidade, uma cidade cada vez mais cultural, com menos carros, menos violência e mais arte”, disse o secretário de Cultura Nabil Bonduki.

O Municipal na Cidade é uma parceria entre as secretarias de Transporte, Cultura e Educação – com esta última, também foi firmado acordo que vai criar 500 corais nas escolas da rede pública, com professores e maestros capacitados pelo Municipal.

continua após a publicidade

Segundo o diretor-geral da Fundação Teatro Municipal, José Luiz Herência, o projeto não vai significar novos custos para a instituição. “Nesse momento de crise, nossa proposta tem sido justamente a de aumentar o número de apresentações, mas utilizando os recursos que já existem, com participação de nossos corpos estáveis.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.