Grupo Teatro Invertido apresenta espetáculo “Proibido Retornar”

O Grupo Teatro Invertido, de Belo Horizonte, desembarca em Curitiba, nesta quarta (28) e quinta-feira (29) para duas apresentações de seu quarto espetáculo “Proibido Retornar”. Resultado do projeto de pesquisa “Ator Invertido – Cinco Sentidos para a Construção da Cena”, iniciado em 2007, a peça reafirma o interesse do grupo mineiro pela pesquisa e criação em processos colaborativos, com os próprios atores assumindo a direção e a dramaturgia. No dia 28, após a apresentação, o grupo ainda participa de um bate-papo gratuito com o público sobre a montagem e seu projeto de pesquisa.

“Proibido Retornar” narra a saga de um retirante do interior que abandona sua cidade natal e se transfere para a capital em busca de oportunidades. Através de uma narrativa fragmentada, repleta de simbolismos, o personagem central conduz o espectador por suas memórias afetivas, tendo como contraponto a realidade cruel e competitiva do ambiente urbano. Aos olhos do público, uma identidade repleta de sonhos e desejos, revelados pelo “faiscar” da lembrança, vai se perdendo em meio à padronização das relações humanas e às imposições do mercado de trabalho.

Ao longo da narrativa, os sentidos de cada espectador são instigados em diferentes níveis. O olfato, a visão, a audição, o paladar e o tato convidam o público a mergulhar na história, resgatando suas memórias e estabelecendo conexões com os elementos apresentados pelos personagens.

Em seu quarto trabalho, o Grupo Teatro Invertido se utiliza por vezes da ironia e da crítica social como principais recursos para traduzir a indignação frente à exclusão sócio-cultural e às condições de vida a que são submetidos a grande maioria dos cidadãos brasileiros. “O espetáculo não propõe trabalhar apenas o conflito entre o interior e exterior físico, a dura realidade de milhares de migrantes. O sentido que trazemos em ‘Proibido Retornar’ é mais universal, mostrando como é difícil para cada ser humano batalhar por seus sonhos e desejos interiores diante à opressão do mundo exterior”, afirma Camilo Lélis, ator do grupo.

Serviço:

Espetáculo “Proibido Retornar”
Grupo Teatro Invertido (BH/MG)
Quarta e quinta, às 20h
TEUNI
Trav. Alfredo Bufren, 140 – Pça. Santos Andrade
Ingressos: R$10 (inteira) R$5 (meia para estudantes, professores e artistas)
(Entrada Franca para alunos e professores da UFPR)
*Haverá um bate-papo gratuito com o grupo, no dia 28/07, após o espetáculo.
Informações: (41) 3222-0355