No dia 15 de dezembro, sábado, a partir das 21 horas, o Grupo Pau Brasil e o convidado Toninho Ferragutti sobem ao palco do Teatro Paiol. O show encerra a 4ª etapa do projeto, patrocinado pela Petrobras, que desde 2006 tem mostrado a diversidade da música instrumental brasileira em diversas cidades do Brasil.
A próxima etapa, que começa a circular pelo país em abril de 2008, vem coroar o sucesso do projeto. O Circular Brasil, que conta com a coordenação geral do também músico Marcelo Guima, reúne artistas com diferentes propostas musicais que, ao lado de renomados músicos, apresentam a mistura de seus "temperos" a platéias para as quais não estão habituados a tocar.
Grupo Pau Brasil
Uma reunião de mestres que, há quase três décadas, apresenta uma música instrumental genuinamente brasileira. O nome, Pau Brasil, inspirado no Manisfesto da Semana de Arte Moderna, revela a proposta deste Grupo cosmopolita, que utiliza as mais diversas influências sem deixar de preservar a brasilidade em sua essência.
Após alguns anos de apresentações ocasionais, o grupo ressurge com toda a força, trazendo três de seus componentes originais, Nelson Ayres (teclados), Paulo Bellinati, (violão) e Rodolfo Stroeter (baixo). A eles se juntam o experiente e reconhecido saxofonista Teco Cardoso e o enorme talento de Ricardo Mosca (bateria).
Em suas diversas formações, o Grupo já contou com mais de vinte músicos. Entre eles, os saxofonistas Roberto Sion e Hector Costita, o acordeonista Toninho Ferragutti, a cantora Marlui Miranda, os tecladistas Lelo Nazário e Cristóvão Bastos, e os bateristas Azael Rodrigues, Nenê e Bob Wyatt.
Suas turnês pelo mundo começaram em 1982, com um convite da Radio France para representar a música brasileira no Festival de Jazz de Paris. A sonoridade ímpar do Pau Brasil originou outros convites para uma série de turnês européias, com apresentações nos mais prestigiados Festivais e Clubes de Jazz da Europa. Seguiram-se também turnês nos Estados Unidos e Japão. Com suas diversas formações, o grupo gravou oito CDs, cinco dos quais lançados internacionalmente. O CD "Babel" (1996) foi indicado ao Grammy norte americano na categoria Best Jazz Group.
O CD que leva o nome do Grupo (Pau Brasil-2005), lançado pela Biscoito Fino, traz em seu repertório versões originais de clássicos brasileiros como "Baixa do Sapateiro", de Ary Barroso, "Bye Bye Brasil", de Roberto Menescal e Chico Buarque, "Martelo", a quase desconhecida segunda parte das Bachianas Brasileiras n.5 de Villa Lobos; composições como "Jongo" e "Pulo do Gato" de Paulo Bellinati, e "Só Xote", "A Arte de Voar" e "Fogo no Baile" de Nelson Ayres; e ainda "Ciranda", de Rodolfo Stroeter e Bellinati.
Toninho Ferragutti
Músico, compositor e arranjador, Toninho Ferragutti tem como marcas o acordeão e a criatividade para mesclar música popular, erudita e improvisações.
Lançou dois discos solo, "Sanfonemas" (1998) – indicado ao Grammy Latino 2000 na categoria música regional – e "Nem Sol, Nem Lua" (2006). No primeiro, alia sua experiência com choro, forrós, gafieiras e chamamés a um apurado conhecimento musical para criar composições surpreendentes e inspiradas. Em "Nem Sol, Nem Lua", conta com a participação especial do Quinteto da Parayba e une seu acordeão à sonoridade do quinteto de cordas nas onze composições próprias do CD.
Ferragutti também participou do disco "Oferenda", de Roberto Sion (1996), "Trampolim" (1998) e "Voadeira" (1999), de Mônica Salmaso, e "O Sol de Oslo", de Gilberto Gil – gravado e mixado em Oslo (Noruega) e no Brasil, entre 1994 e 1998.
Trabalhou com grandes artistas do cenário musical, como Elba Ramalho, Dominguinhos, Marisa Monte e Sérgio Reis. Entre os nomes internacionais, estão Seigen Ono (Japão), Maria João e Mario Lajinha (Portugal e Europa), Doug Kershaw (EUA), Omara Portuondo (Cuba), Denise Kalafi (México), Antonio Placer e Geoffrey Oryema (França).
Toninho iniciou os estudos com o pai, Pedro Ferragutti, e se formou em acordeão pelo Conservatório Gomes Cardim, em Campinas (SP). Estudou Harmonia com Cláudio Leal Ferrerira e Acordeon com o Professor Dante D’alonzo.
É autor de trilhas para cinemas e novelas, como Rei do Gado, Esperanza, Como uma Onda (Rede Globo). Atuou, também, como solista da Orquestra Jazz Sinfônica e da Orquestra da Petrobras Pró Música, sob a Regência de Wagner Tiso, Nelson Ayres e Cyro Pereira.
Serviços:
Curitiba (PR)
Show do Circular Brasil com Grupo Pau Brasil
Participação especial de Toninho Ferragutti
Data: sábado, 15/12, às 21h
Local: Teatro do Paiol
225 lugares
End: Largo Guido Viaro, s/nº
(41) 3213-1340/3213-1341
Censura Livre
Ingressos: R$ 5,00 (inteira), R$ 2,50 (meia)


